A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEM POR PRINCIPAL CARACTERÍSTICA O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL, VISTO QUE OS ALUNOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO AO ENSINO REGULAR E QUE ESTÃO FORA DA FAIXA ETÁRIA E NA MAIORIA DAS VEZES SE SENTEM EXCLUÍDOS E DESVINCULADOS À REALIDADE ESCOLAR. A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEGUIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS FOI A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA ALIADA A ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA-SUPERADORA QUE SE BASEIA NO MÉTODO DIALÉTICO, ONDE O ALUNO PRECISA SER CONTEXTUALIZADO NO ASSUNTO E DEVE SER INCENTIVADO A PENSAR CRITICAMENTE SOBRE O ASSUNTO ABORDADO. FORAM MINISTRADAS 8 AULAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II E 8 AULAS PARA O ENSINO MÉDIO, AS AULAS TIVERAM CARÁTER CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL, POR MEIO DE AULAS DIALÉTICAS TEÓRICAS E PRÁTICAS. OS ALUNOS MOSTRARAM-SE SATISFEITOS COM AS PRÁTICAS E TEORIAS E ENVOLVIAM-SE NO DEBATE, PARTICIPANDO ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE SUA APRENDIZAGEM. É IMPORTANTE PROPORCIONAR AO ALUNO O VERDADEIRO CONTATO A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA PARA QUE A DISCIPLINA VENHA CONTRIBUIR EFETIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO PLENA DO EDUCANDO.