FINALIDADES DOS ENSINOS DE 1º E 2º GRAUS NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR (1964-1985)
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7302 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 5085 "titulo" => "FINALIDADES DOS ENSINOS DE 1º E 2º GRAUS NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR (1964-1985)" "resumo" => "O presente estudo apresenta e analisa as finalidades dos ensinos de 1º e 2º graus ( atualmente ensinos fundamental e médio), no contexto da Ditadura Militar, cuja função desta seria de formar cidadãos responsáveis e capazes de construir uma sociedade desenvolvida e democrática dentro dos padrões do capitalismo internacional. A contextualização histórica do período surge como elemento fundamental na realização deste, pois é esta que possibilitará a apresentação e análise eficiente, do que se pretendeu como finalidade destes níveis de ensino, sendo necessário perceber como um contexto antidemocrático como o da ditadura pós-64 interferiu nos encaminhamentos educacionais do período, surgindo como fator de fundamental relevância deste estudo para História da Educação.Durante o regime autoritário implantado no Brasil a partir de 1964 e que teve duração de vinte anos, o aspecto educacional brasileiro passou por grandes transformações, estas tiveram relação direta com a finalidade que se pretendia dar aos ensinos de 1º e 2º graus, No caso aqui apresentado estas funções podem ser creditadas aos que governaram o país no período pós-64. Se tornando possível através destas, perceber como os interesses dos que comandavam o país no período, eram apresentados e absorvidos pela população brasileira através da educação formal oferecida nos ensinos de 1º e 2º graus.O que se percebeu foi a vinculação explícita entre estas finalidades e o que ocorria no país naquele momento; no episódio de grande desenvolvimento econômico estas se voltaram para formação de mão de obra e no momento de crise do Regime, ao resgate dos carentes. A partir destas finalidades, os ensinos de 1º e 2º graus passaram por reformulações que resultaram em transformações importantes, e que repercutem ainda hoje na educação brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FINALIDADES, ENSINO, DITADURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_08_2014_11_57_28_idinscrito_5085_de7705f5b622cc2aff7fc20cc8c85971.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVONE NUNES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IVONE" "autor_email" => "ivsensive@hotmail.com" "autor_ies" => "FIP-FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7302 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 5085 "titulo" => "FINALIDADES DOS ENSINOS DE 1º E 2º GRAUS NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR (1964-1985)" "resumo" => "O presente estudo apresenta e analisa as finalidades dos ensinos de 1º e 2º graus ( atualmente ensinos fundamental e médio), no contexto da Ditadura Militar, cuja função desta seria de formar cidadãos responsáveis e capazes de construir uma sociedade desenvolvida e democrática dentro dos padrões do capitalismo internacional. A contextualização histórica do período surge como elemento fundamental na realização deste, pois é esta que possibilitará a apresentação e análise eficiente, do que se pretendeu como finalidade destes níveis de ensino, sendo necessário perceber como um contexto antidemocrático como o da ditadura pós-64 interferiu nos encaminhamentos educacionais do período, surgindo como fator de fundamental relevância deste estudo para História da Educação.Durante o regime autoritário implantado no Brasil a partir de 1964 e que teve duração de vinte anos, o aspecto educacional brasileiro passou por grandes transformações, estas tiveram relação direta com a finalidade que se pretendia dar aos ensinos de 1º e 2º graus, No caso aqui apresentado estas funções podem ser creditadas aos que governaram o país no período pós-64. Se tornando possível através destas, perceber como os interesses dos que comandavam o país no período, eram apresentados e absorvidos pela população brasileira através da educação formal oferecida nos ensinos de 1º e 2º graus.O que se percebeu foi a vinculação explícita entre estas finalidades e o que ocorria no país naquele momento; no episódio de grande desenvolvimento econômico estas se voltaram para formação de mão de obra e no momento de crise do Regime, ao resgate dos carentes. A partir destas finalidades, os ensinos de 1º e 2º graus passaram por reformulações que resultaram em transformações importantes, e que repercutem ainda hoje na educação brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FINALIDADES, ENSINO, DITADURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_08_2014_11_57_28_idinscrito_5085_de7705f5b622cc2aff7fc20cc8c85971.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVONE NUNES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IVONE" "autor_email" => "ivsensive@hotmail.com" "autor_ies" => "FIP-FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }