PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CITOLOGIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7824 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1190 "inscrito_id" => 4787 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CITOLOGIA" "resumo" => "O processo ensino/aprendizagem é um grande e instigante desafio, sobretudo para aqueles conteúdos que requerem criatividade por parte dos/as educadores/as, como, por exemplo, o ensino de citologia é um deles por sua complexidade na visão dos estudantes, que sentem dificuldades em compreender não só o conceito de célula como outros conceitos biológicos. As práticas pedagógicas experimentais atuam como forma de facilitação da aprendizagem, por proporcionarem uma melhor assimilação dos conteúdos pelos/as estudantes. O objetivo deste trabalho é avaliar o nível de conhecimento e interesse dos alunos/as de uma escola pública municipal, localizada em João Pessoa, PB, sobre o conteúdo de citologia, bem como sugerir aos educadores práticas que eliminem ou minimizem as dificuldades sentidas por eles. O trabalho caracteriza-se como sendo uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu através de um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas, o qual foi aplicado com estudantes da sétima série do ensino fundamental. A etapa do instrumento de coleta de dados constituiu-se de perguntas socioeconômicas e a segunda de indagações específicas sobre citologia. O mesmo foi respondido por um total de 60 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Acerca das questões socioeconômicas a maioria dos estudantes entrevistados/as possui renda familiar de um salário mínimo. Em relação a identidade etnicorracial a maioria são classificadas como de cor negra .Com relação ao conteúdo específico a 57,59% das adolescentes respondeu que o conteúdo de citologia não se aplica em seu cotidiano, já 50% dos adolescentes masculinos afirmaram que sim, mas não souberam qual a aplicabilidade.O presente trabalho realizou experimentos para a construção de vídeos educativos, tendo em vista a aproximação dos alunos com o conteúdo e uma melhor visualização da estrutura celular e demonstração da relação com outras áreas da biologia e com o cotidiano.Vivemos em uma época de constantes transformações, as informações multiplicam-se em grande velocidade e para que os estudantes sintam interesse em acompanharem tais mudanças há uma necessidade de se incentivar a busca por novos conhecimentos, sabendo-se que os educadores possuem o papel de auxiliarem na construção desses conhecimentos eles necessitam de se utilizarem de estratégias inovadoras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "CÉLULA, COMPREENSÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXPERIMENTAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_21_27_15_idinscrito_4787_88db63792d889046b3639504c7691a07.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILAINE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSILAINE" "autor_email" => "josilaynesilva@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7824 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1190 "inscrito_id" => 4787 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CITOLOGIA" "resumo" => "O processo ensino/aprendizagem é um grande e instigante desafio, sobretudo para aqueles conteúdos que requerem criatividade por parte dos/as educadores/as, como, por exemplo, o ensino de citologia é um deles por sua complexidade na visão dos estudantes, que sentem dificuldades em compreender não só o conceito de célula como outros conceitos biológicos. As práticas pedagógicas experimentais atuam como forma de facilitação da aprendizagem, por proporcionarem uma melhor assimilação dos conteúdos pelos/as estudantes. O objetivo deste trabalho é avaliar o nível de conhecimento e interesse dos alunos/as de uma escola pública municipal, localizada em João Pessoa, PB, sobre o conteúdo de citologia, bem como sugerir aos educadores práticas que eliminem ou minimizem as dificuldades sentidas por eles. O trabalho caracteriza-se como sendo uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu através de um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas, o qual foi aplicado com estudantes da sétima série do ensino fundamental. A etapa do instrumento de coleta de dados constituiu-se de perguntas socioeconômicas e a segunda de indagações específicas sobre citologia. O mesmo foi respondido por um total de 60 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Acerca das questões socioeconômicas a maioria dos estudantes entrevistados/as possui renda familiar de um salário mínimo. Em relação a identidade etnicorracial a maioria são classificadas como de cor negra .Com relação ao conteúdo específico a 57,59% das adolescentes respondeu que o conteúdo de citologia não se aplica em seu cotidiano, já 50% dos adolescentes masculinos afirmaram que sim, mas não souberam qual a aplicabilidade.O presente trabalho realizou experimentos para a construção de vídeos educativos, tendo em vista a aproximação dos alunos com o conteúdo e uma melhor visualização da estrutura celular e demonstração da relação com outras áreas da biologia e com o cotidiano.Vivemos em uma época de constantes transformações, as informações multiplicam-se em grande velocidade e para que os estudantes sintam interesse em acompanharem tais mudanças há uma necessidade de se incentivar a busca por novos conhecimentos, sabendo-se que os educadores possuem o papel de auxiliarem na construção desses conhecimentos eles necessitam de se utilizarem de estratégias inovadoras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "CÉLULA, COMPREENSÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXPERIMENTAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_21_27_15_idinscrito_4787_88db63792d889046b3639504c7691a07.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILAINE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSILAINE" "autor_email" => "josilaynesilva@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }