Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O TRABALHO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CONTEXTO DA UEPB.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA, EJA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7316
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1598
    "inscrito_id" => 4430
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O TRABALHO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CONTEXTO DA UEPB."
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos foi implantada em 1987, através da execução do Projeto de Alfabetização de Adultos, em convênio com a Fundação Educar e foi instituída no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases, de 20 de dezembro de 1996 (BRASIL, 1996). É considerada uma modalidade de Ensino na Educação Básica direcionada aos jovens, adultos e idosos que tem como objetivo garantir o direito a Educação como formação específica conforme a idade cronológica deste público alvo.. Muitas pesquisas apontam que a maioria dos cursos de licenciatura ofertados no Brasil, não oferece componentes curriculares específicos para o trabalho com a EJA. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é diagnosticar se no projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Química, apresenta componentes curriculares didático-pedagógicas e eletivas, para a formação de professores de Química no trabalho com  a Educação de Jovens e Adultos. Trata- se de uma pesquisa qualitativa e documental. Os resultados apontam que nenhuma das componentes curriculares didático- pedagógicas e eletivas, apresentam alguma discussão sobre o trabalho com a EJA no Ensino de Química, revelando a necessidade de a instituição repensar a organização do currículo do curso de formação de professores de Química no âmbito desta instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_10_10_03_idinscrito_4430_02e029a4b382900a3b9370407035180f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIDIANA ONOFRE COSTA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIDIANA ONOFRE"
    "autor_email" => "elidiana_onofre@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7316
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1598
    "inscrito_id" => 4430
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O TRABALHO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CONTEXTO DA UEPB."
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos foi implantada em 1987, através da execução do Projeto de Alfabetização de Adultos, em convênio com a Fundação Educar e foi instituída no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases, de 20 de dezembro de 1996 (BRASIL, 1996). É considerada uma modalidade de Ensino na Educação Básica direcionada aos jovens, adultos e idosos que tem como objetivo garantir o direito a Educação como formação específica conforme a idade cronológica deste público alvo.. Muitas pesquisas apontam que a maioria dos cursos de licenciatura ofertados no Brasil, não oferece componentes curriculares específicos para o trabalho com a EJA. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é diagnosticar se no projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Química, apresenta componentes curriculares didático-pedagógicas e eletivas, para a formação de professores de Química no trabalho com  a Educação de Jovens e Adultos. Trata- se de uma pesquisa qualitativa e documental. Os resultados apontam que nenhuma das componentes curriculares didático- pedagógicas e eletivas, apresentam alguma discussão sobre o trabalho com a EJA no Ensino de Química, revelando a necessidade de a instituição repensar a organização do currículo do curso de formação de professores de Química no âmbito desta instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_10_10_03_idinscrito_4430_02e029a4b382900a3b9370407035180f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIDIANA ONOFRE COSTA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIDIANA ONOFRE"
    "autor_email" => "elidiana_onofre@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos foi implantada em 1987, através da execução do Projeto de Alfabetização de Adultos, em convênio com a Fundação Educar e foi instituída no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases, de 20 de dezembro de 1996 (BRASIL, 1996). É considerada uma modalidade de Ensino na Educação Básica direcionada aos jovens, adultos e idosos que tem como objetivo garantir o direito a Educação como formação específica conforme a idade cronológica deste público alvo.. Muitas pesquisas apontam que a maioria dos cursos de licenciatura ofertados no Brasil, não oferece componentes curriculares específicos para o trabalho com a EJA. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é diagnosticar se no projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Química, apresenta componentes curriculares didático-pedagógicas e eletivas, para a formação de professores de Química no trabalho com a Educação de Jovens e Adultos. Trata- se de uma pesquisa qualitativa e documental. Os resultados apontam que nenhuma das componentes curriculares didático- pedagógicas e eletivas, apresentam alguma discussão sobre o trabalho com a EJA no Ensino de Química, revelando a necessidade de a instituição repensar a organização do currículo do curso de formação de professores de Química no âmbito desta instituição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.