AS OLIMP?ADAS DE MATEM?TICA, NO GERAL, TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO A DIVULGA??O DA MATEM?TICA, A DESCOBERTA DE NOVOS TALENTOS E TAMB?M MOTIVAR OS ESTUDANTES A DESENVOLVEREM SUAS HABILIDADES MATEM?TICAS. COM O INTUITO DE DESPERTAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA, ALGUNS PROFESSORES DECIDEM USAR COMO M?TODO DE ENSINO QUEST?ES ADVINDAS DESSE TIPO DE COMPETI??O. DESSA FORMA, OBJETIVAMOS, NESTE TRABALHO, DISCORRER ACERCA DA IMPORT?NCIA DE TRABALHAR EM SALA DE AULA QUEST?ES DESSE TIPO, PARA ASSIM, PROPORCIONAR UMA MELHORIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEM?TICA. DO PONTO DE VISTA METODOL?GICO, ANALISAMOS DIVERSAS DISSERTA??ES DE MESTRADO PROFISSIONAL E ARTIGOS DE REVISTA VOLTADOS AO ENSINO DE MATEM?TICA, SELECIONANDO AQUELES QUE ABORDASSEM O TEMA OLIMP?ADAS DE MATEM?TICA. AL?M DISSO, EXAMINAMOS AS PROVAS DA OLIMP?ADA CAMPINENSE DE MATEM?TICA (OCM), REALIZADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. OS RESULTADOS INDICAM QUE ESSA FERRAMENTA DE ENSINO COLABORA COM A TROCA DE CONHECIMENTOS E EXPERI?NCIAS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA, ESTIMULANDO OS ALUNOS A CONHECEREM MELHOR A MATEM?TICA.