ESTE ARTIGO BUSCA TRATAR DA EDUCA??O COLONIAL DURANTE OS S?CULOS DE PERMAN?NCIA DOS JESU?TAS NO BRASIL E NO PAR?, POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA DESENVOLVIDA NO PER?ODO DE NOVEMBRO DE 2019 A JANEIRO DE 2020. SENDO ASSIM, TEM-SE COMO OBJETIVO COMPREENDER AS PRINCIPAIS CARACTER?STICA DA EDUCA??O NO PER?ODO COLONIAL NO BRASIL E NO ESTADO DO PAR?, ESTABELECENDO COMO RECORTE TEMPORAL O PER?ODO DE 1549 A 1759. APONTA-SE COMO PRINCIPAL CARACTER?STICA DESSA EDUCA??O, TANTO NO CONTEXTO DO BRASIL, COMO NO GR?O-PAR?, A REFLEX?O DE UMA MASSIVA IMPOSI??O DOS INTERESSES DA CULTURA PORTUGUESA SOBRE OS GENTIOS COM A FINALIDADE DE EXTIRPAR OS COSTUMES NATIVOS E DOUTRIN?-LOS PARA A UTILIZA??O DOS MESMOS COMO M?O DE OBRA DESEMPENHADA NAS COL?NIAS LIDERADAS POR JESU?TAS. SE TRATAVA DE UMA EDUCA??O CLASSISTA E DOUTRIN?RIA, QUE SE CONSTITUIU DETERMINANTE NA DIFUS?O DOS CONHECIMENTOS NECESS?RIOS PARA CADA ESTRATO DA SOCIEDADE COLONIAL E RESPONS?VEL PELO ENSINO P?BLICO POR DOIS S?CULOS. MARCADA PELA RELIGIOSIDADE E TENDO SUA ORGANIZA??O, OPERA??O E METODOLOGIA DE ENSINO SUBSIDIADA NA DOUTRINA CRIST?.