Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

IMPLICAÇÕES DA BNCC NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E MOVIMENTO PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE

Palavra-chaves: BNCC, ANOS INICIAIS, ENSINO FUNDAMENTAL, CIÊNCIAS, PNE Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O MOVIMENTO REALIZADO PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS (REME) PARA ALTERAÇÃO DE SEU CURRÍCULO. A BNCC ESTABELECE COMPETÊNCIAS GERAIS E ESPECÍFICAS E PROPÕE TRÊS UNIDADES TEMÁTICAS A SEREM ABORDADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: TERRA E UNIVERSO; MATÉRIA E ENERGIA; E VIDA E EVOLUÇÃO, AFETANDO A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO DESSA DISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS. POR MEIO DE UM ESTUDO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, FEZ-SE O LEVANTAMENTO DA LEGISLAÇÃO QUE FUNDAMENTA A EDUCAÇÃO BÁSICA, A FIM DE EXAMINAR AS IMPLICAÇÕES E CONTRADIÇÕES DA BASE NACIONAL NA ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS. A ANÁLISE FOI REALIZADA A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; DA LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014, QUE APROVA O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) VIGENTE; DA PRÓPRIA BNCC; E À LUZ DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE TRATAM DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DO CURRÍCULO. OBSERVOU-SE QUE A BNCC ESTÁ NA CONTRAMÃO DO PROPOSTO NO PNE 2014-2024, POIS SE COLOCA COMO DE CARÁTER ECONÔMICO COM VÍNCULO EDUCACIONAL, NUMA SIMPLIFICAÇÃO DO DEBATE PEDAGÓGICO. NA REME, ELA ESTÁ EM FASE DE IMPLEMENTAÇÃO; OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE 1º AO 5º ANO ESTÃO SENDO CAPACITADOS PELAS EQUIPES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NUM MOVIMENTO DE CONSTITUIÇÃO DE UM NOVO REFERENCIAL CURRICULAR DE CIÊNCIAS PARA ESSES ANOS, CARACTERIZANDO UM ESTREITAMENTO CURRICULAR.

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