O ENSINO DE CIÊNCIAS AO LONGO DOS ANOS VEM APROXIMANDO-SE CADA VEZ MAIS DE QUESTÕES RELACIONADAS À SOCIEDADE E AO COTIDIANO DOS ESTUDANTES, NESSE SENTIDO, O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DEVE ACOMPANHAR ESSAS MUDANÇAS, PROMOVENDO ATRAVÉS DE SEUS OBJETIVOS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS ACESSIBILIDADE PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS PARA TODOS OS ESTUDANTES, DENTRE ESTES DESTACAMOS OS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. NOSSA PESQUISA BUSCA EVIDENCIAR AS POSSÍVEIS MUDANÇAS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES AO LONGO DA CONSTRUÇÃO DA BNCC (2015, 2016 E 2017) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E SE APRESENTARAM-SE INCLUSIVAS PARA O PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ATRAVÉS DA ANÁLISE DOCUMENTAL OBSERVAMOS QUE A ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AO LONGO DAS TRÊS VERSÕES DA BNCC APRESENTARAM-SE PROGRESSIVAMENTE MAIS INCLUSIVAS, PARTINDO DE PERSPECTIVAS QUE VALORIZAVAM A COMUNICAÇÃO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PELA ORALIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DE DESENHOS, BEM COMO A VALORIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS INSTRUMENTAIS, NÃO OPORTUNIZANDO A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDOS QUE PODEM USAR A LIBRAS COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO PARA A ARGUMENTAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS E DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU LIMITAÇÕES MOTORAS QUE NÃO TERIAM A POSSIBILIDADE DE ELABORAR ILUSTRAÇÕES E DESENHOS. PARA A VERSÃO FINAL DA BNCC SÃO DESTACADAS NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS ORIENTAÇÕES QUE SE BASEIAM NA ARGUMENTAÇÃO E INVESTIGAÇÃO POR VIA MULTIMODAL, OFERECENDO ACESSO À PRODUÇÃO DAS CIÊNCIAS A PARTIR DE METODOLOGIAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, VALORIZANDO A COMUNICAÇÃO POR MEIO DA LIBRAS, BRAILE, TECNOLOGIA ASSISTIVA E PELO AUXÍLIO DE INTÉRPRETES.