ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) E DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA), FAZENDO A SUA ASSOCIAÇÃO COM A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DE SEUS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. PARA TANTO, CONSTITUI UMA PESQUISA DOCUMENTAL, AO ANALISAR A MATRIZ CURRICULAR VIGENTE DA UFPA E DA UEPA, AUXILIADA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
PARA FUNDAMENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PROPOSTA. INICIA POR UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DESSAS INSTITUIÇÕES PARA, ENTÃO, PARTIR PARA A EXPLANAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA E DA UEPA E A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA NESSES PROGRAMAS. INFERE-SE QUE, COM A CONSTITUIÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA, LIGADOS PRINCIPALMENTE AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO PASSARAM A COMPOR MAIS ATIVAMENTE A PESQUISA ACADÊMICA, E A GRADUAÇÃO PASSA A TER MAIOR RELAÇÃO COM A PÓS- GRADUAÇÃO, PROVENDO UM AVANÇO CONJUNTO E ARTICULADO. NESTA PERSPECTIVA, A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ENQUANTO DISCIPLINA DOS CURRÍCULOS DO CURSOS DE PEDAGOGIA NAS DUAS IES, PODE PASSAR A INFLUIR NOS ESTUDOS HISTORIOGRÁFICOS, POIS SE TORNA BASILAR PARA A COMPREENSÃO DESTES ESTUDOS E PARA A FORMULAÇÃO DE PROBLEMÁTICAS.