ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PROPOSTA DE USO DE RECURSO AUDIOVISUAL PARA O ENSINO DE F?SICA AOS ANOS REFERENTES DO ENSINO M?DIO, COM A UTILIZA??O DE TRECHOS DE FILMES N?O NECESSARIAMENTE DE CUNHO EDUCATIVO. A ESCOLHA DE CENAS ESPEC?FICAS E N?O DO FILME COMPLETO, SURGIU AP?S NOTAR A NECESSIDADE DO CUMPRIMENTO DA CARGA HOR?RIA PR?-ESTABELECIDA PELA MATRIZ CURRICULAR DA ESCOLA, ASSIM COMO A INSER??O DE NOVOS RECURSOS PARA A MELHORIA DO ENSINO DE F?SICA. O USO DE CENAS DE FILMES ESTABELECE UM FOCO NA AULA A PARTIR DA CURIOSIDADE DO ALUNO, AL?M DISSO, A ESCOLHA DOS FILMES DE DIVERSOS G?NEROS TRAZ UMA GAMA MUITO MAIOR DE ALTERNATIVAS DE CONTE?DO, PERMITINDO ATRAIR OUTROS PERFIS DE ALUNOS, QUE COSTUMAM N?O TER AFINIDADE COM A DISCIPLINA, ATENDIDOS DENTRO DE UMA SALA DE AULA. PARA O PRESENTE TRABALHO, FOI REALIZADO UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, SOBRE A IMPORT?NCIA DO USO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS, APRESENTADA DEZ CENAS DE FILMES SELECIONADAS, ONDE FOI REALIZADO UMA AN?LISE DOS CONCEITOS F?SICOS ABORDADOS E EM SEGUIDA SUGERIDO UMA MANEIRA DE APLICA??O DA CENA PELO PROFESSOR DURANTE UMA AULA, SEJA COMO INTRODU??O OU ENCERRAMENTO DO CONTE?DO. O OBJETIVO PRINCIPAL ? QUE AS CENAS POSSAM SER UTILIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA COMO MATERIAL DID?TICO NO INTUITO DE PROMOVER UMA LIGA??O ENTRE O GOSTO DO ALUNO COM G?NEROS CINEMATOGR?FICOS DO SEU DIA A DIA COM A F?SICA, QUE MUITAS VEZES N?O CONSEGUE VISUALIZAR SEUS FEN?MENOS ATRAV?S DE LEITURA DO LIVRO DID?TICO OU ESBO?OS ART?STICOS NO QUADRO.