Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

LEVANTAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NOS REVESTIMENTOS CERÂMICOS DE HABITAÇÕES SOCIAIS DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA (MCMV)

Palavra-chaves: PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS, REVESTIMENTO CERÂMICO, HABITAÇÃO SOCIAL, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 06: Engenharias  e Arquitetura : abordagens sobre Ensino e Pesquisa Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO AO DÉFICIT HABITACIONAL QUE ESTE APRESENTA, SENDO ESSA UMA PROBLEMÁTICA SOCIAL MUITO IMPACTANTE, SENDO DEVER DO PODER PÚBLICO BUSCAR SOLUÇÕES PARA SUPRIR A NECESSIDADE HABITACIONAL DA POPULAÇÃO. COM ISSO, DIVERSOS PROGRAMAS VOLTADOS PARA O OFERECIMENTO DE HABITAÇÕES SOCIAIS TÊM SURGIDO NO BRASIL, DENTRE ELES O MCMV, QUE TEM CONTRIBUÍDO DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A MELHORIA DE VIDA DE MILHARES DE FAMÍLIAS E PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL. CONTUDO, NOTA-SE QUE COM O PASSAR DOS ANOS A QUALIDADE DAS HABITAÇÕES TEM DIMINUÍDO, ONDE ESTAS COMEÇAM A APRESENTAR PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS ANTES MESMO DE ATINGIR O TEMPO MÍNIMO DE GARANTIA, EQUIVALENTE A CINCO ANOS. DESSA FORMA, ESTA PESQUISA SE PREOCUPOU EM ANALISAR AS PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS DE MORADIAS DO PROGRAMA MCMV NA CIDADE DE BOM JESUS, NO INTERIOR DA PARAÍBA. PARA ISTO FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, SEGUIDAS DE VISITAS EM CAMPO, COM LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO E UTILIZAÇÃO DE CHECKLISTS, ONDE SE CONSTRUIU UMA BASE DE DADOS QUE FOI POSTERIOR ANALISADA, BUSCANDO ENTENDER COMO AS PATOLOGIAS IDENTIFICADAS SURGIRAM E QUAIS AS SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES. POR FIM, CHEGOU-SE A CONCLUSÃO QUE A GRANDE MAIORIA DAS PATOLOGIAS SÃO RESULTADO DE PROBLEMAS NA ETAPA CONSTRUTIVA E CUJAS SOLUÇÕES SÃO DE FÁCIL EXECUÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.