O SUDOKU É UM PUZZLE, GERALMENTE ENCONTRADO NO FORMATO PAPEL OU, AINDA, EM DIVERSOS SITES DA INTERNET. O OBJETIVO PRINCIPAL DO JOGO É PREENCHER AS LACUNAS DO TABULEIRO COM OS ALGARISMOS DA BASE DECIMAL, DE MODO QUE NÃO HAJA REPETIÇÃO DE ALGARISMOS POR LINHA OU COLUNA. DESSA FORMA, FORA DESENVOLVIDA, EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, UMA CORRESPONDÊNCIA QUE LIGA ALGUMAS DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES DA ÁLGEBRA AO SUDOKU, RESULTANDO EM UMA ABORDAGEM MAIS DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DO JOGO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FORA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EM UM LIVRO DE ÁLGEBRA, EM CONJUNTO COM UM TRABALHO PUBLICADO NOS ANAIS DE UM CONGRESSO CIENTÍFICO. A MOTIVAÇÃO PARA ESCOLHA DO TEMA E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA PARTIRA DO ESTUDO DOS ASSUNTOS DISPOSTOS NO PLANO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. DESSE MODO, ACREDITAMOS QUE, POR MEIO DESSE TRABALHO, FICARÁ EVIDENCIADO QUE É POSSÍVEL, AO PROFESSOR, UMA ABORDAGEM MAIS CONCRETA, NO QUE TANGE À ÁLGEBRA E, MAIS ESPECIFICAMENTE, ESTRUTURAS ALGÉBRICAS.