RESUMO
COM O ADVENTO DA ERA TECNOLÓGICA, A EDUCAÇÃO VEM SE EXPANDIDO A NOVAS FORMAS E MANEIRAS DE APRENDIZADO, NO TOCANTE AO ENSINO REMOTO HOUVE UM AUMENTO DESTA EXPANSÃO EM MEIO À PANDEMIA DO (COVID-19), SE TORNANDO AINDA MAIS NECESSÁRIO E VIÁVEL O USO DE TECNOLOGIAS. AS ATIVIDADES SE AMPLIARAM A DISTÂNCIA, NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM CONECTADOS À INTERNET E SE COMPLEMENTAM COM ESPAÇOS E TEMPOS DE EXPERIMENTAÇÃO, DE CONHECIMENTO DA REALIDADE, DE INSERÇÃO EM AMBIENTES PROFISSIONAIS E INFORMAIS. O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIENCIA DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DA INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM O PROFESSOR NA DISCIPLINA CIÊNCIAS. AS ATIVIDADES FORMA DESENVOLVIDAS EM DUAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAGOA DE PEDRAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS COM BASE EM UM DIAGNÓSTICO PRÉVIO DA SITUAÇÃO DE ALUNO E TURMAS. AS AULAS REMOTAS FORAM REALIZADAS SEMANALMENTE, PARA ALUNOS QUE PODIAM FICAR ON-LINE, E QUINZENALMENTE DE FORMA IMPRESSA E CONTEÚDO ANEXADO, PARA ALUNOS QUE ESTAVAM OF-LINE. COM O USO DE DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PODEMOS INFERIR QUE SE OBTER BONS RESULTADOS, PRINCIPALMENTE EM MOMENTOS ADVERSOS COMO O ATUAL MOMENTO, EM QUE EXISTE NECESSIDADE DE ISOLAMENTO SOCIAL NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE MUITOS DISCENTES NÃO REALIZAM AS ATIVIDADES PLANEJADAS, O QUE NOS LEVA A INFERIR QUE FALTA UMA MAIOR COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA PARA INCENTIVAR OS DISCENTES A PARTICIPAREM E DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES.