A AVALIAÇÃO FORMATIVA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O TOTAL DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO EDUCANDO. ESTE INSTRUMENTO SERVE DE MEIO PARA QUE O PROFESSOR TENHA UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DO SEU TRABALHO E AUXILIA OS ALUNOS EM SUA AUTORREGULAÇÃO A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA É UMA TAREFA COMPLEXA POIS RESULTA DE ANÁLISES FEITA PELO EDUCADOR, AÇÃO ESSA QUE CONDUZIRÁ O PROCESSO DE ENSINO. NO PRESENTE ARTIGO FAREMOS REFERÊNCIA À FUNÇÃO FORMATIVA DA AVALIAÇÃO. PARA DESENVOLVER ESTE TRABALHO FOI FEITA UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, COM QUESTIONÁRIOS SEMI-ESTRUTURADOS, POIS A PREOCUPAÇÃO PRINCIPAL NÃO É COM DADOS NUMÉRICOS, E SIM, COM O ENTENDIMENTO DE UM DETERMINADO GRUPO SOCIAL SOBRE O PROBLEMA PROPOSTO. OBSERVAMOS QUE HÁ UMA PREFERÊNCIA DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS POR PARTES DOS ALUNOS. O LEITOR PODERÁ OBSERVAR COMO SE DÁ O PENSAMENTO DOS ALUNOS A DESPEITO DOS TIPOS DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS. APÓS ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS PERCEBEMOS QUAIS AS DIFICULDADES MAIS SENTIDAS PELOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE RELACIONADA A DIDÁTICA UTILIZADA PELO PROFESSOR. TANTO ALUNOS QUANTO O PROFESSOR RESPONDERAM QUESTIONÁRIOS, EM ESPECIAL A APLICAÇÃO PARA O PROFESSOR TEVE O INTUITO DE ANALISAR COMO SE DÁ SEU CONCEITO SOBRE AVALIAÇÃO FORMATIVA E SUA VISÃO NESSA PERSPECTIVA.ADEMAIS ESTE ARTIGO PRETENDE ATINGIR - NÃO APENAS POR PROFESSORES EXPERIENTES - MAS TAMBÉM ESTUDANTES DAS MAIS DIVERSAS LICENCIATURAS, VISTO QUE A AVALIAÇÃO FORMATIVA PODE E DEVE, SER USADA COM FREQUÊNCIA PELOS FUTUROS PROFESSORES.