DISCORREMOS SOBRE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENTE AO PAPEL DA VISUALIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. REFLETIMOS TAMBÉM DE QUE FORMA ESSE CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS, EM RELAÇÃO A DIVERSOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. EM NOSSO ESTUDO, BUSCAMOS DISCUTIR SOBRE A ABORDAGEM SEMIÓTICA, FAZENDO INTERSEÇÕES COM OS MAIS DIVERSOS ESTUDIOSOS DA VISUALIZAÇÃO MATEMÁTICA COMO FORMA DE MONTARMOS UM DIÁLOGO TEÓRICO ACERCA DO ASSUNTO. PARA ISSO, NOS FUNDAMENTAMOS NOS ESTUDOS DE PRESMEG, PEIRCE, DUVAL, SANTOS, SOARES, ANALISANDO COMO POSSÍVEIS RECURSOS IMAGÉTICOS PODEM AUXILIAR OS ALUNOS NOS PROCESSOS DE VISUALIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA OBTER NOVAS INFORMAÇÕES OU CONHECIMENTOS E RESOLVER PROBLEMAS, BEM COMO, COMPREENDER O CONTEXTO EM QUE AMBAS AS TEORIAS DESSES AUTORES ESTÃO INSERIDOS.