BUSCAR NOVAS FORMAS DE TRANSMITIR/CONSTRUIR O CONHECIMENTO, TORNOU-SE IMPRESCINDÍVEL NO ÂMBITO EDUCACIONAL, POIS MESMO COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA, AINDA VERIFICA-SE UMA PARCELA CONSIDERÁVEL DE DOCENTES, QUE RESUMEM SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM AULAS EXPOSITIVAS E LEITURAS DE LIVROS DIDÁTICOS, SEJA POR FALTA DE INVESTIMENTO, PRINCIPALMENTE NA REDE PÚBLICA QUE CARECE BASTANTE DE FUNDOS, QUANTO POR DESINTERESSE DE BOA PARTE DOS PROFESSORES QUE SE ENCONTRAM DESESTIMULADO COM AS CONDIÇÕES OFERECIDAS PELAS REDES DE ENSINO. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DA PESQUISA FOI MOSTRAR QUE CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA, COMO A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, POSSUEM TOTAL RELAÇÃO COM À VIDA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA, APRESENTANDO ALTERNATIVAS PARA QUE ESSSE APRENDIZADO SE TORNE CADA VEZ MAIS SIGNIFICATIVO, ATRATIVO E EFICIENTE. UTILIZAMOS O JOGO DE TABULEIRO PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS. O JOGO FOI APLICADO NAS TURMAS DO 9 ANO A E B, CADA TURMA COM UM TOTAL DE 25 ALUNOS, ONDE OS MESMOS FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS DE 5, SEGUINDO AS REGRAS DO JOGO. OS ALUNOS FORAM RECEPTIVOS AS ATIVIDADES PROPOSTAS, ENTENDERAM MAIS DO QUE O “COMO JOGAR”, PUDERAM ASSIMILAR A MENSAGEM QUE A DINÂMICA TRAZIA: A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. OBSERVOU-SE NA PRÁTICA, O QUANTO É ENRIQUECEDORA A EXPERIÊNCIA DE INOVAR EM SALA DE AULA, E CONSTRUIR UM CONHECIMENTO CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS FIGURANTES DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM.