A MEGAFAUNA, QUE COMPREENDE GRANDES MAM?FEROS EXTINTOS NO ?LTIMO PER?ODO GLACIAL, TEVE AMPLA DISTRIBUI??O NO GLOBO, OCORRENDO INCLUSIVE NA PARA?BA. RECENTEMENTE ESSES ANIMAIS T?M GANHADO DESTAQUE PRINCIPALMENTE POR MEIO DAS T?CNICAS DE RECONSTRU??O ART?STICAS DESSES SERES, A CHAMADA PALEOARTE. ESSES MEIOS DE UNIR CI?NCIA E ARTE TEM SE MOSTRADO MUITO EFICIENTES NO ENSINO-APRENDIZADO, POR SEREM METODOLOGIAS SIGNIFICATIVAS E ATIVAS NO ENSINO. ASSIM, ESSE TRABALHO PROCUROU AVALIAR A EFIC?CIA DO USO DE OFICINAS DE PALEOARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA TURMA DE SEXTO ANO DE UMA ESCOLA RURAL DE CAJAZEIRAS-PB. A OFICINA CONSISTIU DE UMA PARTE TE?RICA DE EXPOSI??O DIALOGADA E DA DEMONSTRA??O DAS T?CNICAS DE RECONSTRU??O PALEOART?STICA, COM A PRODU??O DE UMA ILUSTRA??O. POSTERIORMENTE OS ALUNOS REALIZARAM O PROCESSO DE RECONSTRU??O DE F?SSEIS A PARTIR DO EXEMPLO ABORDADO EM SALA DE AULA. A INTERVEN??O PEDAG?GICA FOI AVALIADA QUANTITATIVAMENTE POR QUESTION?RIOS AN?NIMOS ANTES E AP?S A AULA E QUALITATIVAMENTE PELAS ILUSTRA??ES PRODUZIDAS PELOS ALUNOS. AL?M DA CAPACIDADE DE UTILIZAR CONCEITOS DE PALEONTOLOGIA E PALEOARTE, O QUE FICOU EVIDENTE FOI UMA MUDAN?A SUBSTANCIAL NA PERCEP??O DOS ALUNOS COM A METODOLOGIA, PRINCIPALMENTE AS IMPLICA??ES PARA O COTIDIANO E AS PR?PRIAS A??ES SOBRE O AMBIENTE. OCORREU O APRIMORAMENTO DA CAPACIDADE DE RECONHECER OS IMPACTOS HUMANOS SOBRE O AMBIENTE E A HIST?RIA EVOLUTIVA DOS SERES VIVOS NA TERRA. O QUE A CARACTERIZA COMO METODOLOGIA EFICIENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO INOVADOR CONTRIBUINDO TAMB?M PARA A DIVULGA??O CIENT?FICA EM SALA DE AULA.