O TRABALHO TRATA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APLICADAS POR PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. O OBJETIVO É ANALISAR COMO ESSAS LINGUAGENS PODEM SER PROPOSTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A PARTIR DO ALINHAMENTO TEÓRICO DOS DOCENTES DESSA ETAPA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E CONTOU COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE CONTRIBUI COM A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO TRABALHO. TAMBÉM FORAM UTILIZADOS RELATOS DE PROFESSORAS ATUANTES A EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE SE ENCONTRAM LOTADAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE BELÉM/PARÁ, QUE FORAM POSSIBILITADOS ATRAVÉS DE PALESTRAS REALIZADAS DURANTE AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, NO QUINTO SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA), NO ANO DE 2019. OS RESULTADOS INDICAM QUE HÁ INÚMERAS POSSIBILIDADES QUE SE ENCONTRAM FORA DO PADRÃO CONVENCIONAL ADOTADO PELAS ESCOLAS PARA A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA PELAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ALÉM DISSO, INDICAM QUE A CORRENTE TEÓRICA DAS PROFESSORAS SE MOSTRA IMPRESCINDÍVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS LINGUAGENS, QUE SÃO ELEMENTOS IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SUJEITOS, SUA EMANCIPAÇÃO E AUTONOMIA.