Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS RELACIONADOS À TABELA PERIÓDICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA., ELEMENTOS QUÍMICOS., PROPRIEDADES PERIÓDICAS., , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72779
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 42
    "titulo" => "FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS RELACIONADOS À TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => "O OBJETIVO DO TRABALHO ? APRESENTAR ALGUMAS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE PODEM SER UTILIZADAS PARA CONTEXTUALIZAR ASPECTOS HIST?RICOS DO DESENVOLVIMENTO DA TABELA PERI?DICA, DA IDENTIFICA??O/ISOLAMENTO/S?NTESE DE ELEMENTOS QU?MICOS, ESTUDOS DE PROPRIEDADES PERI?DICAS, E CARACTER?STICAS F?SICO-QU?MICAS DE GRUPOS DE ELEMENTOS QU?MICOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, PAUTADA NA BUSCA (UTILIZANDO OS BUSCADORES GOOGLE E GOOGLE ACAD?MICO) POR FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE POSSAM SER UTILIZADAS PARA O ENSINO DE CONTE?DOS RELACIONADOS ? TABELA PERI?DICA DOS ELEMENTOS QU?MICOS. A PESQUISA RESULTOU EM 15 FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS, QUE FORAM CATEGORIZADAS COMO: BASE DE DADOS (BD) SIMPLES (PTABLE, TABELA PERI?DICA VIRTUAL, DIGITAL PERIODIC TABLE E THE PERIODIC TABLE OF VIDEOS); BD/HIPERTEXTO E/OU MULTIM?DIA (TABELAPERI?DICA.ORG, GUIA DOS ELEMENTOS QU?MICOS E WIKIP?DIA); EXERC?CIO E PR?TICA (TAIS COMO OS V?RIOS QUIZZES DISPON?VEIS NO SITE RACHA CUCA, E OS TESTES DISPON?VEIS NO SITE ESPANHOL ELEMENTOS QU?MICOS); JOGO EDUCACIONAL (BINGO PERI?DICO E ADIVINHAS SOBRE A TABELA PERI?DICA); PRODU??O DE GR?FICOS E CARACTERES ESPECIAIS (QUIPTABELA E EQTABLA); E SIMULA??O (IS?TOPOS E MASSA AT?MICA, DESENVOLVIDA PELO PROJETO DE SIMULA??ES INTERATIVAS DA UNIVERSIDADE DO COLORADO BOULDER, E NA MINHA CASA TEM ELEMENTOS QU?MICOS, DESENVOLVIDA PELO LABORAT?RIO DID?TICO VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DE S?O PAULO). CONCLU?MOS QUE AS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS APRESENTADAS PODEM SER UTILIZADAS EM DIFERENTES N?VEIS DE ENSINO, ASSIM COMO PODEM SER OBJETO DE ESTUDO NA FORMA??O INICIAL E/OU CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DE QU?MICA. RESSALTAMOS QUE, ALGUMAS DAS FERRAMENTAS INDICADAS FORAM ADAPTADAS E DISPONIBILIZADAS EM PLATAFORMAS M?VEIS, O QUE PERMITE SEU USO EM CELULARES, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE USO DAS MESMAS EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA., ELEMENTOS QUÍMICOS., PROPRIEDADES PERIÓDICAS., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID42_01062020173454.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO LOPES ROMERO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO LOPES ROMERO"
    "autor_email" => "adrianoromero@utfpr.edu.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72779
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 42
    "titulo" => "FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS RELACIONADOS À TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => "O OBJETIVO DO TRABALHO ? APRESENTAR ALGUMAS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE PODEM SER UTILIZADAS PARA CONTEXTUALIZAR ASPECTOS HIST?RICOS DO DESENVOLVIMENTO DA TABELA PERI?DICA, DA IDENTIFICA??O/ISOLAMENTO/S?NTESE DE ELEMENTOS QU?MICOS, ESTUDOS DE PROPRIEDADES PERI?DICAS, E CARACTER?STICAS F?SICO-QU?MICAS DE GRUPOS DE ELEMENTOS QU?MICOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, PAUTADA NA BUSCA (UTILIZANDO OS BUSCADORES GOOGLE E GOOGLE ACAD?MICO) POR FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE POSSAM SER UTILIZADAS PARA O ENSINO DE CONTE?DOS RELACIONADOS ? TABELA PERI?DICA DOS ELEMENTOS QU?MICOS. A PESQUISA RESULTOU EM 15 FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS, QUE FORAM CATEGORIZADAS COMO: BASE DE DADOS (BD) SIMPLES (PTABLE, TABELA PERI?DICA VIRTUAL, DIGITAL PERIODIC TABLE E THE PERIODIC TABLE OF VIDEOS); BD/HIPERTEXTO E/OU MULTIM?DIA (TABELAPERI?DICA.ORG, GUIA DOS ELEMENTOS QU?MICOS E WIKIP?DIA); EXERC?CIO E PR?TICA (TAIS COMO OS V?RIOS QUIZZES DISPON?VEIS NO SITE RACHA CUCA, E OS TESTES DISPON?VEIS NO SITE ESPANHOL ELEMENTOS QU?MICOS); JOGO EDUCACIONAL (BINGO PERI?DICO E ADIVINHAS SOBRE A TABELA PERI?DICA); PRODU??O DE GR?FICOS E CARACTERES ESPECIAIS (QUIPTABELA E EQTABLA); E SIMULA??O (IS?TOPOS E MASSA AT?MICA, DESENVOLVIDA PELO PROJETO DE SIMULA??ES INTERATIVAS DA UNIVERSIDADE DO COLORADO BOULDER, E NA MINHA CASA TEM ELEMENTOS QU?MICOS, DESENVOLVIDA PELO LABORAT?RIO DID?TICO VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DE S?O PAULO). CONCLU?MOS QUE AS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS APRESENTADAS PODEM SER UTILIZADAS EM DIFERENTES N?VEIS DE ENSINO, ASSIM COMO PODEM SER OBJETO DE ESTUDO NA FORMA??O INICIAL E/OU CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DE QU?MICA. RESSALTAMOS QUE, ALGUMAS DAS FERRAMENTAS INDICADAS FORAM ADAPTADAS E DISPONIBILIZADAS EM PLATAFORMAS M?VEIS, O QUE PERMITE SEU USO EM CELULARES, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE USO DAS MESMAS EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA., ELEMENTOS QUÍMICOS., PROPRIEDADES PERIÓDICAS., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID42_01062020173454.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO LOPES ROMERO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO LOPES ROMERO"
    "autor_email" => "adrianoromero@utfpr.edu.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O OBJETIVO DO TRABALHO ? APRESENTAR ALGUMAS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE PODEM SER UTILIZADAS PARA CONTEXTUALIZAR ASPECTOS HIST?RICOS DO DESENVOLVIMENTO DA TABELA PERI?DICA, DA IDENTIFICA??O/ISOLAMENTO/S?NTESE DE ELEMENTOS QU?MICOS, ESTUDOS DE PROPRIEDADES PERI?DICAS, E CARACTER?STICAS F?SICO-QU?MICAS DE GRUPOS DE ELEMENTOS QU?MICOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, PAUTADA NA BUSCA (UTILIZANDO OS BUSCADORES GOOGLE E GOOGLE ACAD?MICO) POR FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE POSSAM SER UTILIZADAS PARA O ENSINO DE CONTE?DOS RELACIONADOS ? TABELA PERI?DICA DOS ELEMENTOS QU?MICOS. A PESQUISA RESULTOU EM 15 FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS, QUE FORAM CATEGORIZADAS COMO: BASE DE DADOS (BD) SIMPLES (PTABLE, TABELA PERI?DICA VIRTUAL, DIGITAL PERIODIC TABLE E THE PERIODIC TABLE OF VIDEOS); BD/HIPERTEXTO E/OU MULTIM?DIA (TABELAPERI?DICA.ORG, GUIA DOS ELEMENTOS QU?MICOS E WIKIP?DIA); EXERC?CIO E PR?TICA (TAIS COMO OS V?RIOS QUIZZES DISPON?VEIS NO SITE RACHA CUCA, E OS TESTES DISPON?VEIS NO SITE ESPANHOL ELEMENTOS QU?MICOS); JOGO EDUCACIONAL (BINGO PERI?DICO E ADIVINHAS SOBRE A TABELA PERI?DICA); PRODU??O DE GR?FICOS E CARACTERES ESPECIAIS (QUIPTABELA E EQTABLA); E SIMULA??O (IS?TOPOS E MASSA AT?MICA, DESENVOLVIDA PELO PROJETO DE SIMULA??ES INTERATIVAS DA UNIVERSIDADE DO COLORADO BOULDER, E NA MINHA CASA TEM ELEMENTOS QU?MICOS, DESENVOLVIDA PELO LABORAT?RIO DID?TICO VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DE S?O PAULO). CONCLU?MOS QUE AS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS APRESENTADAS PODEM SER UTILIZADAS EM DIFERENTES N?VEIS DE ENSINO, ASSIM COMO PODEM SER OBJETO DE ESTUDO NA FORMA??O INICIAL E/OU CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DE QU?MICA. RESSALTAMOS QUE, ALGUMAS DAS FERRAMENTAS INDICADAS FORAM ADAPTADAS E DISPONIBILIZADAS EM PLATAFORMAS M?VEIS, O QUE PERMITE SEU USO EM CELULARES, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE USO DAS MESMAS EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.