Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR PARA O ENEM A PARTIR DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS

Palavra-chaves: ENEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, LIGAÇÃO QUÍMICA, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73177
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 613
    "inscrito_id" => 1425
    "titulo" => """
      A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA\r\n
      PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR PARA O ENEM A\r\n
      PARTIR DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO TEM COMO IDEIA PRINCIPAL UTILIZAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA\r\n
      MELHORAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES FRENTE AO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. UMA VEZ QUE, A\r\n
      RESOLUÇÃO DE PROBLEMA POSSIBILITA NOS ALUNOS O DOMÍNIO DE HABILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LHES PERMITEM\r\n
      APRENDER DESENVOLVENDO O SEU POTENCIAL INTELECTUAL. EM TERMO METODOLÓGICOS, A PESQUISA FOI DIVIDIDA\r\n
      EM QUATRO MOMENTOS, EM PRIMEIRO MOMENTO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO; NO SEGUNDO\r\n
      MOMENTO FOI FEITO A ANÁLISE DOS RESULTADOS PARA TOMAR AS DEVIDAS CONCLUSÕES; NO TERCEIRO MOMENTO HOUVE\r\n
      A APLICAÇÃO DE UMA AULA ABORDANDO O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS COM A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO\r\n
      EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM); PARA FINALIZAR, NO QUARTO MOMENTO FOI REALIZADO MAIS UM\r\n
      QUESTIONÁRIO PARA ANALISAR A CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, NO QUE DIZ RESPEITO, EM QUAIS ASPECTOS A\r\n
      RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTRIBUIU COM O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COMO\r\n
      RESULTADO, CERCA DE 40% AFIRMARAM QUE O ASPECTOS MAIS IMPORTANTE FOI QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS\r\n
      FACILITOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, 30% AFIRMARAM QUE CONSEGUIRAM ENTENDER A FINALIDADE DA AULA;\r\n
      CERCA DE 12% AFIRMARAM IDENTIFICAR O SEU ERRO DIANTE DA RESOLUÇÃO; CERCA DE 12% AFIRMARAM QUE FICOU\r\n
      MAIS CLARO QUAL A INTENÇÃO DO PROFESSOR E 6% AFIRMARAM QUE ESSA ESTRATÉGIA É MUITO INTERESSANTE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, LIGAÇÃO QUÍMICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1425_23112020233144.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERôNIMO FERREIRA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "JERÔNIMO"
    "autor_email" => "pietromendes0123@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73177
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 613
    "inscrito_id" => 1425
    "titulo" => """
      A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA\r\n
      PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR PARA O ENEM A\r\n
      PARTIR DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO TEM COMO IDEIA PRINCIPAL UTILIZAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA\r\n
      MELHORAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES FRENTE AO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. UMA VEZ QUE, A\r\n
      RESOLUÇÃO DE PROBLEMA POSSIBILITA NOS ALUNOS O DOMÍNIO DE HABILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LHES PERMITEM\r\n
      APRENDER DESENVOLVENDO O SEU POTENCIAL INTELECTUAL. EM TERMO METODOLÓGICOS, A PESQUISA FOI DIVIDIDA\r\n
      EM QUATRO MOMENTOS, EM PRIMEIRO MOMENTO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO; NO SEGUNDO\r\n
      MOMENTO FOI FEITO A ANÁLISE DOS RESULTADOS PARA TOMAR AS DEVIDAS CONCLUSÕES; NO TERCEIRO MOMENTO HOUVE\r\n
      A APLICAÇÃO DE UMA AULA ABORDANDO O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS COM A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO\r\n
      EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM); PARA FINALIZAR, NO QUARTO MOMENTO FOI REALIZADO MAIS UM\r\n
      QUESTIONÁRIO PARA ANALISAR A CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, NO QUE DIZ RESPEITO, EM QUAIS ASPECTOS A\r\n
      RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTRIBUIU COM O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COMO\r\n
      RESULTADO, CERCA DE 40% AFIRMARAM QUE O ASPECTOS MAIS IMPORTANTE FOI QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS\r\n
      FACILITOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, 30% AFIRMARAM QUE CONSEGUIRAM ENTENDER A FINALIDADE DA AULA;\r\n
      CERCA DE 12% AFIRMARAM IDENTIFICAR O SEU ERRO DIANTE DA RESOLUÇÃO; CERCA DE 12% AFIRMARAM QUE FICOU\r\n
      MAIS CLARO QUAL A INTENÇÃO DO PROFESSOR E 6% AFIRMARAM QUE ESSA ESTRATÉGIA É MUITO INTERESSANTE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, LIGAÇÃO QUÍMICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1425_23112020233144.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERôNIMO FERREIRA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "JERÔNIMO"
    "autor_email" => "pietromendes0123@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO IDEIA PRINCIPAL UTILIZAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES FRENTE AO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. UMA VEZ QUE, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA POSSIBILITA NOS ALUNOS O DOMÍNIO DE HABILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LHES PERMITEM APRENDER DESENVOLVENDO O SEU POTENCIAL INTELECTUAL. EM TERMO METODOLÓGICOS, A PESQUISA FOI DIVIDIDA EM QUATRO MOMENTOS, EM PRIMEIRO MOMENTO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO; NO SEGUNDO MOMENTO FOI FEITO A ANÁLISE DOS RESULTADOS PARA TOMAR AS DEVIDAS CONCLUSÕES; NO TERCEIRO MOMENTO HOUVE A APLICAÇÃO DE UMA AULA ABORDANDO O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS COM A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM); PARA FINALIZAR, NO QUARTO MOMENTO FOI REALIZADO MAIS UM QUESTIONÁRIO PARA ANALISAR A CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, NO QUE DIZ RESPEITO, EM QUAIS ASPECTOS A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTRIBUIU COM O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COMO RESULTADO, CERCA DE 40% AFIRMARAM QUE O ASPECTOS MAIS IMPORTANTE FOI QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FACILITOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, 30% AFIRMARAM QUE CONSEGUIRAM ENTENDER A FINALIDADE DA AULA; CERCA DE 12% AFIRMARAM IDENTIFICAR O SEU ERRO DIANTE DA RESOLUÇÃO; CERCA DE 12% AFIRMARAM QUE FICOU MAIS CLARO QUAL A INTENÇÃO DO PROFESSOR E 6% AFIRMARAM QUE ESSA ESTRATÉGIA É MUITO INTERESSANTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.