O PRESENTE ARTIGO TEM COMO IDEIA PRINCIPAL UTILIZAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA
MELHORAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES FRENTE AO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. UMA VEZ QUE, A
RESOLUÇÃO DE PROBLEMA POSSIBILITA NOS ALUNOS O DOMÍNIO DE HABILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LHES PERMITEM
APRENDER DESENVOLVENDO O SEU POTENCIAL INTELECTUAL. EM TERMO METODOLÓGICOS, A PESQUISA FOI DIVIDIDA
EM QUATRO MOMENTOS, EM PRIMEIRO MOMENTO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO; NO SEGUNDO
MOMENTO FOI FEITO A ANÁLISE DOS RESULTADOS PARA TOMAR AS DEVIDAS CONCLUSÕES; NO TERCEIRO MOMENTO HOUVE
A APLICAÇÃO DE UMA AULA ABORDANDO O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS COM A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM); PARA FINALIZAR, NO QUARTO MOMENTO FOI REALIZADO MAIS UM
QUESTIONÁRIO PARA ANALISAR A CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, NO QUE DIZ RESPEITO, EM QUAIS ASPECTOS A
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTRIBUIU COM O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COMO
RESULTADO, CERCA DE 40% AFIRMARAM QUE O ASPECTOS MAIS IMPORTANTE FOI QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
FACILITOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, 30% AFIRMARAM QUE CONSEGUIRAM ENTENDER A FINALIDADE DA AULA;
CERCA DE 12% AFIRMARAM IDENTIFICAR O SEU ERRO DIANTE DA RESOLUÇÃO; CERCA DE 12% AFIRMARAM QUE FICOU
MAIS CLARO QUAL A INTENÇÃO DO PROFESSOR E 6% AFIRMARAM QUE ESSA ESTRATÉGIA É MUITO INTERESSANTE.