Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

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PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO BÁSICO

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE DOCENTES, LICENCIATURA, METODOLOGIAS ATIVAS Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação

Resumo

AS METODOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO TRADICIONAL FOGEM DAS ATUALIDADES SOCIAIS QUE ESTAMOS VIVENCIANDO AO LONGO DOS ANOS EM DECORRÊNCIA DA INCLUSÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS, QUE VEM TOMANDO ESPAÇO NO MEIO ACADÊMICO, COM PROPOSTAS INOVADORAS DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO. OS DISCENTES DO ENSINO BÁSICO NO PRESENTE MOMENTO ESTÃO UTILIZANDO VÁRIAS FORMAS DIVERSIFICADAS PARA PROMOVER SEU APRENDIZADO PRINCIPALMENTE COM A UTILIZAÇÃO DE VÍDEO AULAS DISPONIBILIZADAS DE FORMA ONLINE E GRATUITA, QUE INCORPORAM AULAS DINÂMICAS E RECHEADAS DE SIMPLICIDADE. NESTE CONTEXTO, O DOCENTE DEVE PLANEJAR NOVAS FORMAS DE REQUERER O APRENDIZADO DO DISCENTE, VISTO QUE, OS MESMOS ESTÃO BUSCANDO DE OUTRAS FONTES DE ENSINO, QUE FOGEM DO MODELO TRADICIONAL. PARA REALIZAR ESTE TRABALHO, FOI UTILIZADO COMO METODOLOGIA A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE “GOOGLE FORMS”, O QUAL OS DISCENTES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO A DOCENTES, PODERIAM RESPONDER DE FORMA OBJETIVA E DESCRITIVA SOBRE A SUA PERSPECTIVA DE METODOLOGIAS ATIVAS (MA) NAS ESCOLAS. OS RESULTADOS DIANTE DA PESQUISA DEMONSTRARAM POSITIVIDADE NA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DIFERENCIADAS QUE INTERMEDIAM MODELOS DIDÁTICOS ENÉRGICOS, DIVERTIDOS, QUE SAÍSSE DO MODELO DA UTILIZAÇÃO EXCLUSIVA DO QUADRO, EM OUTRAS PALAVRAS, O MODELO TRADICIONAL. AQUELES DISCENTES DA REFERIDA PESQUISA QUE DEMONSTRARAM NEGATIVIDADE EM METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, RELATARAM QUE NÃO ACREDITAVAM NA EFICIÊNCIA DA APRENDIZAGEM DO DISCENTE DA ESCOLA, RESSALTANDO TAMBÉM QUE PARA O DOCENTE POSSUIR FORMAS DIFERENCIADAS DE ENSINO, TERIA QUE HAVER PREPARAÇÃO EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E CONHECIMENTO ÍNTIMO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS.

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