O ENSINO DE QU?MICA POR MUITAS VEZES APRESENTA-SE COMO COMPLICADO E MET?DICO PARA O DISCENTE, QUE EM MUITOS CASOS APRESENTA CERTA APREENS?O QUANTO O APRENDIZADO DESSA T?O IMPORTANTE CI?NCIA. DIANTE DESSE EMBLEMA DENTRO DO ENSINO VEM SE ATRIBUINDO COM CADA VEZ MAIOR FREQU?NCIA O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, QUE POSSAM TORNAR ESSE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS ATRAENTE PARA O DISCENTE E TAMB?M TORN?-LO MAIS CONTEXTUALIZADO AO COTIDIANO, E DENTRE ESSAS METODOLOGIAS DESTACA-SE O USO DE SEQU?NCIAS DID?TICAS, QUE VIABILIZAM UM AMPLO LEQUE DE ATIVIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA TEM?TICA, DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO DE FORMA GRADATIVA E CONCRETA. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA-SE COMO UM ESTUDO QUALITATIVO E TAMB?M QUANTITATIVO DOS RESULTADOS DA SEQU?NCIA DID?TICA APLICADA ACERCA DA TEM?TICA FRUTAS REGIONAIS, COM ?NFASE NO ESTUDO DO UMBU. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZOU-SE AULAS TE?RICAS, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, JOGOS L?DICOS E M?DIAS DIGITAIS VIABILIZANDO UM RESULTADO AMPLAMENTE POSITIVO NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DOS DISCENTES E TAMB?M ACENTUA SE QUE O MESMO PROJETO FOI MUITO BEM ACEITO POR PARTE DOS DISCENTES.