O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAS É UM TEMA DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS É NESSE MOMENTO EM QUE A CRIANÇA INICIA O SEU PRIMEIRO CONTATO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. NO ENTANTO, AINDA SÃO NOTÓRIAS AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES DESSE NÍVEL DE ENSINO A RESPEITO DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES PRÁTICAS ENVOLVENDO A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. DESDE O INÍCIO DE 2020 TORNOU-SE OBRIGATÓRIO O USO DA BNCC COMO UM DOCUMENTO QUE REGULAMENTA O ENSINO, PORÉM MUITOS DOCENTES AINDA NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA ESSA NOVA NORMATIZAÇÃO NAS ESCOLAS. PARTINDO DESSES PRESSUPOSTOS, ESSE TRABALHO SURGE COMO UM ESTUDO PRELIMINAR DE UMA PESQUISA MAIOR QUE TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ACERCA DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS MESMOS REFERENTE A SUA PRÁTICA DE ENSINO DIANTE DA NOVA PROPOSTA DA BNCC, PRINCIPALMENTE NOS CONTEÚDOS RELACIONADOS A FÍSICA. FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO QUINZE QUESTÕES REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ANALISAMOS A PARTIR DOS INSTRUMENTOS DA METODOLOGIA QUANTITATIVA. AO FINAL DO TRABALHO APRESENTAMOS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES REFERENTES A ESSE ESTUDO.