ESTE TRABALHO SURGIU NO PERCURSO INICIAL DE UMA DISCIPLINA DE DOUTORAMENTO, COMO FORMA DE SISTEMATIZAR INFORMAÇÕES PARA O PROGRESSO DE MINHAS INFORMAÇÕES ACADÊMICAS, ENQUANTO ALUNA DE NÍVEL DE PÓSGRADUAÇÃO. DESENVOLVEU-SE COM PROPÓSITO DE MAPEAR DUAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS A ÁREA DE ENSINO, ENTRELAÇANDO-SE COM A “QUÍMICA”. REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A FIM DE INVESTIGAR TAIS TENDÊNCIAS, ESCOLHIDAS DE FORMA ALEATÓRIA, TANTO INDIVIDUAL QUANTO DIALETICAMENTE, BUSCANDO RELAÇÕES DECORRENTES DOS FUNDAMENTOS COM A ABORDAGEM CTS. ASSIM, SUA CONSTRUÇÃO INVESTIGOU A PRODUÇÃO ACADÊMICA NA PLATAFORMA GOOGLE ACADÊMICO, POR SER UMA DAS MAIS ACESSADAS POR PESQUISADORES INICIANTES, COMPREENDENDO PESQUISAS DE 2006 A 2016. SELECIONAMOS 22 TRABALHOS, ESCRITOS NA SEGUINTE CLASSIFICAÇÃO: 3 TESES, 12 DISSERTAÇÕES E 7 ARTIGOS CIENTÍFICOS. PORÉM, APENAS UM ARTIGO ABORDA A INTEGRAÇÃO DAS DUAS METODOLOGIAS, O QUE EVIDENCIA UMA GRANDE LACUNA A SER PREENCHIDA NAS PRODUÇÕES RELACIONADAS ÀS QUESTÕES METODOLÓGICAS, E VERIFICOU-SE QUE MENOS DE 50% DOS ARTIGOS PRODUZIDOS NO MEIO ACADÊMICO FORAM PUBLICADOS EM ÂMBITO NACIONAL REVISTAS CIENTÍFICAS. E INTERNACIONAL. DEFENDEMOS QUE A MUDANÇA NESTA SITUAÇÃO É UMA QUESTÃO DE REFLEXÃO PROFISSIONAL, O QUE REQUER UMA AUTOANÁLISE DO PROFISSIONAL, DENOMINADO “PROFESSOR”, CONSIDERANDO QUE A PROFISSÃO EXIGE NA CONTEMPORANEIDADE, DINÂMICA, AUTENTICIDADE E COMPROMISSO COM UMA CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA, OBSERVADA NA SUA FORMA DE APLICAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO, RECURSOS DIDÁTICOS E DIDÁTICOS, EXPRESSOS NA ASSIMILAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA QUÍMICA.