O EST?GIO SUPERVISIONADO, ES ? CONSIDERADO O MOMENTO EM QUE AS TEORIAS APRENDIDAS PELOS ACAD?MICOS S?O ALIADAS ? PR?TICA BEM COMO O MOMENTO EM QUE O FUTURO PROFISSIONAL EXPERIMENTA E ATUA EFETIVAMENTE NO SEU CAMPO DE FORMA??O. SENDO ASSIM, A FINALIDADE DA PR?TICA DE EST?GIO SUPERVISIONADO ? A DE DESENVOLVER EM CADA ESTUDANTE DOS CURSOS DE LICENCIATURAS N?O APENAS A COMPREENS?O DAS TEORIAS ESTUDADAS DURANTE A GRADUA??O, MAS TAMB?M A SUA APLICABILIDADE E A REFLEX?O SOBRE A PR?TICA QUE SE INICIA NESTE MOMENTO, INSTRUMENTALIZANDO O PROFESSOR EM FORMA??O PARA A TRANSFORMA??O DA SOCIEDADE E A CONTRIBUI??O PARA A CONSTRU??O DA CIDADANIA PELOS SEUS ESTUDANTES. PORTANTO, COM O INTUITO DE EFETIVAR AS CONTRIBUI??ES DO ES, ESTE TRABALHO OBJETIVOU-SE EM AVALIAR AS EXPERI?NCIAS ADQUIRIDAS NO ES DOS PROFESSORES DO ENSINO B?SICO DO MUNIC?PIO DE POTENGI-CE. ASSIM, PARA A REALIZA??O DESSE TRABALHO FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGR?FICAS E POSTERIORMENTE A APLICA??O DE QUESTION?RIOS A TODOS OS PROFESSORES DE DUAS REFERIDAS ESCOLAS DO MUNIC?PIO J? CITADO. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM QUE O ES CONTRIBUIU PARA A FORMA??O DOS ATUAIS PROFESSORES COM EXPERI?NCIAS SIGNIFICATIVAS PARA A REFLEX?O E INOVA??O DAS TEORIAS EDUCACIONAIS. COMO ESTE FOI O PRIMEIRO CONTATO QUE TIVERAM COM A ESCOLA, O ES REPRESENTOU PARA TODOS OS PROFISSIONAIS O PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO E APERFEI?OAMENTO DAS SUAS T?CNICAS DIANTE DE SITUA??ES DESAFIADORAS. CONCLUINDO, O ES COMO J? MENCIONADO, DEVE SER VISTO COMO UM IMPORTANTE MEIO PARA A FORMA??O DO PROFESSOR, POIS PROPORCIONA OPORTUNIDADES ?NICAS PARA O EXERC?CIO DI?RIO DO FUTURO PROFISSIONAL.