ESTRE TRABALHO TRAZ A EXPOSI??O DESCRITIVA DE UM PROJETO DE INTERVEN??O APLICADO EM UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DA CIDADE DE BEL?M (PA), DESENVOLVIDO DURANTE A REALIZA??O DO COMPONENTE CURRICULAR EST?GIO SUPERVISIONADO DE GEST?O E COORDENA??O PEDAG?GICAS EM AMBIENTES ESCOLARES, NO DECORRER DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR?, NO PER?ODO DE 14 A 28 DE NOVEMBRO DO ANO DE 2019. O OBJETIVO ? PRODUZIR UMA AN?LISE SOBRE OS PROJETOS COM TEMAS TRANSVERSAIS ELABORADOS PELOS GRADUANDOS E APLICADOS NAS ESCOLAS SOB O PRISMA DA INTERDISCIPLINARIDADE, TENDO COMO FINALIDADE A EDUCA??O PATRIMONIAL DOS ALUNOS E, AINDA, COMO O DESENVOLVIMENTO DESSAS A??ES IMPACTAM A COMUNIDADE ESCOLAR E QUAIS SUAS CONSEQU?NCIAS NA VIDA PR?TICA DOS ALUNOS EM RELA??O AO CUIDAR DO PATRIM?NIO MATERIAL DA ESCOLA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE DESENVOLVER PROJETOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR REQUER DI?LOGO ENTRE GEST?O, COORDENA??O PEDAG?GICA, PROFESSORES E DISCENTES RESPONS?VEIS PELA ELABORA??O E EXECU??O DOS PROJETOS APRESENTADOS, BUSCANDO HARMONIZAR A
IMPLEMENTA??O DOS MESMOS PARA QUE N?O HAJA PREJU?ZOS NA CARGA HOR?RIA OBRIGAT?RIA PROPOSTA PARA O ANO LETIVO DOS ALUNOS. DESSA FORMA, EVIDENCIA-SE A NECESSIDADE DE INTERVEN??ES QUE TRATEM DE TEMAS TRANSVERSAIS DE FORMA INTERDISCIPLINAR, EM ESPECIAL, QUE ABORDEM O TEMA EDUCA??O PATRIMONIAL COM
ALUNOS DA EDUCA??O B?SICA, PARA QUE ESSES PERCEBAM A IMPORT?NCIA DE CUIDAR DO PATRIM?NIO ESCOLAR COMO UM BEM COMUM A TODOS, VISTO QUE, SE FOREM PRESERVADOS, PROPORCIONAM UMA MELHOR QUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA FUN??O SOCIAL DA ESCOLA.