EM 1993 UM PSIC?LOGO COGNITIVO E EDUCACIONAL, HOWARD GARDNER, PROP?S A TEORIA DAS INTELIG?NCIAS M?LTIPLAS, A PARTIR DA QUAL SE ACREDITA QUE N?O EXISTE UMA ?NICA INTELIG?NCIA, MAS V?RIAS. CONSIDERA-SE A EXIST?NCIA DE OITO INTELIG?NCIAS, AS QUAIS TODOS OS INDIV?DUOS POSSUEM, UMA(S) MAIS EVOLU?DA(S) DO QUE OUTRA(S), VARIANDO DE ACORDO COM OS EST?MULOS RECEBIDOS AO LONGO DA VIDA. NOTANDO UMA TEND?NCIA DE VALORIZAR COM MAIOR ABRANG?NCIA AS CAPACIDADES LINGU?STICAS E L?GICO-MATEM?TICAS, ENTENDE-SE QUE ? NECESS?RIO VALORIZAR E ESTIMULAR AS DEMAIS, DANDO ?NFASE NAS DIVERSAS POTENCIALIDADES DESENVOLVIDAS PELAS PESSOAS. O PRESENTE ESTUDO BUSCA ESTABELECER UMA REFLEX?O A PARTIR DA QUAL ACREDITA-SE QUE A CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA ? UMA FONTE DE EST?MULOS PARA DESENVOLVER A INTELIG?NCIA ESPACIAL. METODOLOGICAMENTE, O ARTIGO RESULTA, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, DE UMA REVIS?O DE LITERATURA NAS PLATAFORMAS: SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E NA BASE DE DADOS DO GOOGLE ACAD?MICO, A PARTIR DAS PALAVRAS-CHAVE: INTELIG?NCIAS M?LTIPLAS, INTELIG?NCIA ESPACIAL, ENSINO DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA ESCOLAR. EM UM SEGUNDO MOMENTO, UTILIZA-SE RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE EXPERI?NCIAS DE CARTOGRAFIA SOCIAL DESENVOLVIDAS EM 2018 E 2019 EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO, LOCALIZADA NO RECIFE.