O CAMPO EDUCACIONAL ESTÁ CADA VEZ MAIS SENDO IMPULSIONANDO PELOS AVANÇOS DA TECNOLOGIA NO SENTIDO DE LEVAR À UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS INOVADORAS, PROPORCIONANDO MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM JUNTO AOS PROFESSORES E ALUNOS. NESSA PERSPECTIVA, A REALIDADE AUMENTADA (RA) TÊM UM PAPEL RELACIONADO À ESSAS MUDANÇAS. ESTE TRABALHO ADOTA COMO METODOLOGIA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL) EM DOIS ANAIS DE CONGRESSOS NACIONAIS E, TRAZ UMA CONTRIBUIÇÃO AOS PROFESSORES, A FIM DE ALIAR NA PRÁTICA O USO DA TECNOLOGIA RA À SUAS AULAS, ENQUANTO ABORDAM O CONTEÚDO SISTEMA SOLAR DE CIÊNCIAS EM CLASSE, FAVORECENDO A APRENDIZAGEM ATIVA DOS EDUCANDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS. COMO RESULTADO, 11 TRABALHOS APRESENTARAM ALGUMA RELAÇÃO COM O TEMA PROPOSTO, ENTRE AS EDIÇÕES DOS ANAIS DO CONEDU E CONAPESC NOS PERÍODOS DE (2014-2019) E (2016-2019) RESPECTIVAMENTE, CONGRESSOS VOLTADOS À EDUCAÇÃO, PESQUISA E AO ENSINO EM CIÊNCIAS. ENTRETANTO, NENHUM TROUXE A ABORDAGEM DE MANEIRA ESPECÍFICA DA RA ENQUANTO METODOLOGIA ATIVA PARA A APRENDIZAGEM DO REFERIDO CONTEÚDO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. EM SUMA, RESSALTA A IMPORTÂNCIA E A CARÊNCIA DE ATENÇÃO PARA MAIS PESQUISAS DESSA NATUREZA, NESSA ETAPA BASILAR DO ENSINO E IMPRESCINDÍVEL NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS ESTUDANTES.