A FALTA DE UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MUITAS VEZES LEVA AO FRACASSO ESCOLAR DO ALUNO. NESTE SENTIDO, A UTILIZAÇÃO DE NOVAS FERRAMENTAS, COM ATIVIDADES LÚDICAS PODEM AUXILIAR NA BUSCAR PELO CONHECIMENTO E AO MESMO TEMPO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS SOBRE OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E EM PARTICULAR DA BOTÂNICA. SENDO ASSIM, CONSIDEROU-SE COMO MODELO METODOLÓGICO PARA A SEGUINTE PESQUISA A ELABORAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PEDAGÓGICO, CHAMADO “DOMINÓ VEGETAL”, QUE FOI APLICADO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POLIVALENTE GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, NA CIDADE DO CRATO-CE. PARTICIPANDO DA PESQUISA UM TOTAL DE 40 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, REGULARMENTE MATRICULADOS, NO ANO DE 2019. E É NESSE SENTIDO QUE A PESQUISA SE CARACTERIZA, BUSCANDO CADA VEZ MAIS DESPERTA O INTERESSE E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PELO ENSINO E APRENDIZAGEM. POR CONSEGUINTE, VALE DESTACARMOS A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DA DIVERSIDADE DAS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, TENDO EM VISTA A GARANTIA DA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS.