A FISCALIZAÇÃO DO EXCESSO DE PESO EM VEÍCULOS RODOVIÁRIOS DE CARGA É FUNDAMENTAL PARA REDUZIR O IMPACTO NA MANUTENÇÃO DO PAVIMENTO E AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS, FINANCEIRAS E DE SEGURANÇA VIÁRIA CAUSADAS PELO DESCUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO. O OBJETIVO DO ARTIGO É AVALIAR DO USO DE AGENTE REMOTO NA PESAGEM RODOVIÁRIA DE VEÍCULOS, O QUE POSSIBILITARIA MELHORIAS NO PROCESSO E EFETIVIDADE DO CONTROLE, COM DESTAQUE ÀS ADEQUAÇÕES NA ROTINA OPERACIONAL. É PROPOSTA METODOLOGIA CAPAZ DE QUALIFICAR O SISTEMA DE CONTROLE DE PESO E SUGERIR SEU APERFEIÇOAMENTO, SENDO UTILIZADAS PARA ISSO FERRAMENTAS DE COLETAS DE DADOS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL. PELA REVISÃO REALIZADA EM BASES DE PESQUISA NACIONAIS E INTERNACIONAIS, NÃO FORAM IDENTIFICADOS ESTUDOS ESPECÍFICOS VOLTADOS PARA UMA AVALIAÇÃO DO USO DE AGENTE REMOTO NA FISCALIZAÇÃO DE PESO VEICULAR, DESTACANDO O VALOR E ORIGINALIDADE DO TEMA TRATADO. O ESCOPO DA PESQUISA É O SISTEMA DE CONTROLE DE PESO EM RODOVIAS FEDERAIS CONCEDIDAS ADMINISTRADAS PELA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES - ANTT. CONSTATOU-SE QUE COM A PESAGEM REMOTA PROPORCIONA UM AUMENTO NA PRODUTIVIDADE E EFETIVIDADE DO SISTEMA DE CONTROLE DE PESO, POIS CADA AGENTE PASSA A FISCALIZAR ATÉ 6 POSTOS AO INVÉS DE UM, DIMINUINDO A DEPENDÊNCIA POR PESSOAL. ENTRETANTO, A FALTA DE MATURAÇÃO DOS SISTEMAS INFORMATIZADOS E O ACESSO À INTERNET PRECÁRIO EM DETERMINADAS LOCALIDADES É UM DESAFIO PARA A EXPANSÃO DESTA METODOLOGIA, SENDO FUNDAMENTAL A MATURAÇÃO DO PROCESSO E INCORPORAÇÃO TECNOLÓGICA DE TODAS AS INSTALAÇÕES PARA EFETIVA IMPLANTAÇÃO DO MODELO.