A GENÉTICA CLÁSSICA E A BIOLOGIA MOLECULAR SÃO ÁREAS DE GRANDE IMPORTÂNCIA EM CURRÍCULOS BÁSICOS DE VÁRIOS CURSOS DE CIÊNCIAS DA VIDA DO ENSINO SUPERIOR. ENTRETANTO, SÃO ENCARADAS COMO DISCIPLINAS COMPLEXAS QUE EXIGEM A EFETIVA COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO DE UMA GRANDE QUANTIDADE DE CONCEITOS. DESTA MANEIRA, NA LITERATURA, VÁRIOS AUTORES DESTACAM A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO FACILITANDO, DESTA FORMA, O PROCESSO NORTEADOR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI A CONFECÇÃO, UTILIZAÇÃO E A AVALIAÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO TRIDIMENSIONAL, NO INTUITO DE FACILITAR A COMPREENSÃO DOS DIFERENTES NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO EUCARIÓTICO VOLTADO PARA OS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL – MG). EMPREGANDO MATERIAIS SIMPLES E DE BAIXO CUSTO O MODELO PROPOSTO FOI CONFECCIONADO UTILIZANDO DESDE ISOPOR, CORDÕES, TINTA ACRÍLICA, HASTES METÁLICAS, CORDAS E ATÉ MESMO MASSA DE BISCUIT. NO MODELO TRIDIMENSIONAL FOI REPRESENTADO TODOS OS NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO, PASSANDO INICIALMENTE DESDE A MOLÉCULA DE DNA, O DNA COMPLEXADO EM HISTONAS (NUCLEOSSOMO), A FIBRA DE 30 NM, 300 NM DE DIMENSÃO E A FIBRA DE 250 NM DE LARGURA, TERMINANDO COM O ÚLTIMO NÍVEL DE COMPACTAÇÃO, O CROMOSSOMO. COMO PRINCIPAL RESULTADO, O MODELO DIDÁTICO ELABORADO DESPERTOU POSITIVAMENTE O INTERESSE DOS ALUNOS, FACILITANDO DESTA MANEIRA A COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO DO TEMA PROPOSTO. OUTRO OBJETIVO ALCANÇADO POR ESSA METODOLOGIA DA MODELAGEM FOI A EXPLORAÇÃO DO VISUAL, PERMITINDO QUE OS ALUNOS PUDESSEM MANIPULAR O MODELO, PROMOVENDO, DESTA FORMA, SIGNIFICATIVA APREENSÃO DO CONHECIMENTO. CONCLUÍMOS, DESTA MANEIRA, QUE O USO DA MODELAGEM TRIDIMENSIONAL DA COMPACTAÇÃO DO DNA EUCARIÓTICO APLICADO NAS DISCIPLINAS DE GENÉTICA CLÁSSICA E BIOLOGIA MOLECULAR MOSTROU-SE GRANDE POTENCIAL PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DO ALUNO, DESPERTANDO O SEU INTERESSE PELO CONTEÚDO ABORDADO NAS REFERIDAS DISCIPLINAS.