O PRESENTE ARTIGO É UM ESTUDO QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR/DISCUTIR OS PRINCIPAIS RECURSOS
CONCRETOS/MANIPULÁVEIS ENCONTRADOS NAS ATIVIDADES E NA ABORDAGEM DA TRIGONOMETRIA EM TRÊS COLEÇÕES
DE LIVROS DIDÁTICOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ONDE ERA FEITA UMA INTRODUÇÃO DA TRIGONOMETRIA NO
TRIÂNGULO RETÂNGULO E NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ONDE SE INCIA O ESTUDO DA TRIGONOMETRIA NO CÍRCULO. A
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PROPÕE QUE OS ESTUDANTES UTILIZEM TECNOLOGIAS (RECURSOS),
COMO CALCULADORAS E PLANILHAS ELETRÔNICAS, DESDE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, FOCANDO
ASSIM NA IMPORTÂNCIA NA FAMILIARIZAÇÃO COM O RECURSO O MAIS CEDO POSSÍVEL. FOI OBSERVADO QUE EM SUA
GRANDE MAIORIA OS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZAM A CALCULADORA E A TABELA TRIGONOMÉTRICA COM PRINCIPAL
RECURSO AO TRABALHAR A TRIGONOMETRIA, ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM COM USO DE SOFTWARES E UM
ÚNICO CASO ONDE AINDA É UTILIZADO A RÉGUA E O TRANSFERIDOR.