OS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ESTÃO PRESENTES NAS ESCOLAS, NECESSITANDO E TENDO DIREITO A ESTRATÉGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO DIFERENCIADAS PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. A REALIDADE QUE SE APRESENTA NAS ESCOLAS É A ESCASSEZ DE PROFISSIONAIS COM FORMAÇÃO NESTA ÁREA. O TEMA DESTA PESQUISA É O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ESTUDANTES COM AH/SD QUE FAZEM PARTE DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E O OBJETIVO CENTRAL É DIALOGAR SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA ESTES ESTUDANTES. JUSTIFICA-SE A IMPORTÂNCIA DESTE TRABALHO, PELO FATO DE QUE OS PROFESSORES, NA MAIORIA DAS VEZES, POSSUEM ESTUDANTES COM AH/SD EM SUAS CLASSES, PORÉM NÃO OS RECONHECEM POR FALTA DE CONHECIMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DESTES ALUNOS E PORQUE NÃO POSSUEM UMA AVALIAÇÃO FORMAL QUE OS IDENTIFIQUEM. A PESQUISA FOI REALIZADA EM ARTIGOS, LIVROS E MATERIAIS IMPRESSOS, O QUE CONFIGURA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. PARA ORIENTAR E FUNDAMENTAR ESTE TRABALHO, FORAM UTILIZADOS PESQUISADORES NA ÁREA DA SUPERDOTAÇÃO TAIS COMO RENZULLI, GARDNER, FREITAS E PÉREZ E VIRGOLIM E CHAGAS-FERREIRA.. O PRESENTE TRABALHO ATINGIU SEU OBJETIVO, BUSCANDO REVISAR NA LITERATURA E DAR SUBSÍDIOS PARA OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONHECEREM AS CARACTERÍSTICAS DOS ESTUDANTES COM AH/SD, OS MITOS SOCIALMENTE DIFUNDIDOS E AS ESTRATÉGIAS DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. A BUSCA DAS TEORIAS QUE PODEM AMPARAR A PRÁTICA DOCENTE, APONTAM PARA O FATO DE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES É FUNDAMENTAL. SOMENTE COM DISCUSSÕES REFERENTES AOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DIFERENCIADOS E AS CARACTERÍSTICAS DE CADA DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS E AH/SD, O PROFESSOR CONSEGUIRÁ PLANEJAR UMA AULA INCLUSIVA, ISTO É, PARA TODOS.