O CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS SEMPRE DESPERTOU O INTERESSE DAS PESSOAS, ESPECIALMENTE POR SUAS
PROPRIEDADES MEDICINAIS, NUTRICIONAIS, ORNAMENTAIS, ENTRE OUTRAS, MAS TAMBÉM, PARA FORMAR COLEÇÕES
COMO OS HERBÁRIOS. A ÁREA DA CIÊNCIA RESPONSÁVEL PELO ESTUDO DAS PLANTAS É A BOTÂNICA E SEU ENSINO NAS
ESCOLAS COSTUMA SER MUITO TEÓRICO E DESESTIMULANTE PARA OS ALUNOS, FREQUENTEMENTE SEM NENHUMA
OBSERVAÇÃO OU INTERAÇÃO COM AS PLANTAS. PARA UM BOM APROVEITAMENTO DO ENSINO, É PRECISO UTILIZAR
RECURSOS DIDÁTICOS QUE DESPERTEM O INTERESSE DO ALUNO PELO COTIDIANO E UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA
DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NAS ESCOLAS É A PRODUÇÃO COLABORATIVA DE EXSICATAS COM FINS
DIDÁTICOS. EXSICATAS SÃO AMOSTRAS DE PLANTAS QUE FORAM COLETADAS, PRENSADAS, DESIDRATADAS E MONTADAS
PARA UM DETERMINADO FIM, DIDÁTICO OU NÃO. O PRESENTE TRABALHO FOI ELABORADO DURANTE A DISCIPLINA DE
BOTÂNICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS MACAU, E TEVE COMO OBJETIVO A CONFECÇÃO DE EXSICATAS
DIDÁTICAS COMO RECURSO AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. FOI FEITA UMA COLETA DE
PLANTAS NOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO AO IFRN E OS ESPÉCIMES ENCONTRADOS FORAM IDENTIFICADOS,
MONTADOS E DISPOSTOS EM PRENSA PARA A ELABORAÇÃO DAS EXSICATAS. A ATIVIDADE REALIZADA TORNOU A AULA DE
BOTÂNICA MAIS MOTIVADORA, CONTRIBUIU PARA A INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS E PERMITIU
QUE OS ALUNOS APRENDESSEM A IDENTIFICAR ALGUNS TIPOS DE PLANTAS, VALORIZANDO A FLORA LOCAL. ALÉM DISSO,
O MATERIAL PRODUZIDO PODERÁ SERVIR PARA USO DIDÁTICO DE OUTROS ESTUDANTES.