ESTE ARTIGO DISCORRE SOBRE A PROBLEMÁTICA EM TORNO DA EDUCAÇÃO DO PONTO DE VISTA DO PENSADOR E FILÓSOFO
ALEMÃO THEODOR W. ADORNO, PROCURAMOS MOSTRAR COMO A VISÃO ADORNIANA SOBRE A EDUCAÇÃO PERPASSA A
CRÍTICA A SOCIEDADE BURGUESA DE SUA ÉPOCA. PARA TANTO, OBJETIVOU-SE CARACTERIZAR A EDUCAÇÃO A PARTIR DO
CONCEITO DE ESCLARECIMENTO, EM QUE AS TENSÕES EXISTENTES ENTRE AS ASPIRAÇÕES DO PROFESSOR EM RELAÇÃO
AOS DESAFIOS QUE ENFRENTA EM SUA PRÁTICA EDUCATIVA ESTÃO RELACIONADOS AO FALSO CONCEITO DE TALENTO. DESSA
FORMA, A PESQUISA FOI REALIZADA EM DUAS ETAPAS METODOLÓGICAS: A LEITURA CRITERIOSA DA OBRA: EDUCAÇÃO E
EMANCIPAÇÃO, DE ADORNO, E A LEITURA DO TEXTO: RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É ESCLARECIMENTO? DE
IMMANUEL KANT, AMBAS ANCORADAS NA ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJO O MÉTODO DE PROCEDIMENTO UTILIZADO
É O ANÁLITO-DESCRITIVO. COMO RESULTADO, OBSERVA-SE FORTES REFLEXÕES DO PENSAMENTOS DE ADORNO SOBRE A
NECESSIDADE PERPÉTUA DO PROCESSO EMANCIPATÓRIO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, BEM COMO, PELA
AUTONOMIA DO PENSAR CRÍTICO DOS ESTUDANTES EM MEIO A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.