Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA LICENCIATURA DA UEPB

Palavra-chaves: PIBIC, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, LIVRO DIDÁTICO, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73133
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 557
    "inscrito_id" => 1405
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA LICENCIATURA DA UEPB"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RECORTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NO QUAL TIVEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL A REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DE COMO ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEPB COMPREENDEM E UTILIZAM A LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA DESCREVER E ESTRUTURAR CONCEITOS DE FÍSICA, NO ÂMBITO DA ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E COMO OS MATERIAIS INSTRUCIONAIS UTILIZADOS NOS COMPONENTES CURRICULARES INFLUENCIAM NESSA COMPREENSÃO E AS IMPLICAÇÕES DESSES FATORES, NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS POR PARTE DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, VISAMOS TANTO À UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA, COMO NA COMPREENSÃO DO PAPEL DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO, DESCRIÇÃO E ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS FÍSICOS EXPLORATÓRIO SOBRE AS VISÕES APRESENTADAS NA TEORIA. ASSIM, BUSCAMOS ANALISAR COMO OS LIVROS APRESENTAM OS CONCEITOS DE DESLOCAMENTO, VELOCIDADE E ACELERAÇÃO EM MOVIMENTOS UNIDIMENSIONAL E BIDIMENSIONAL E COMO ISSO PODE INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DOS ESTUDOS FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, DESENVOLVENDO UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E UMA ANÁLISE DOCUMENTAL (ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS). OS RESULTADOS DO ESTUDO NOS LEVARAM À CONCLUSÃO QUE ALGUNS ESTUDANTES CONSEGUEM DEMONSTRAR, ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS, A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE DESLOCAMENTO, VELOCIDADE E ACELERAÇÃO, CONCEITOS BÁSICOS PARA O ESTUDO DA MECÂNICA CLÁSSICA, NO ENTANTO ALGUNS APRESENTAM DIFICULDADES SÉRIAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBIC, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, LIVRO DIDÁTICO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1405_23112020112731.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THALITA"
    "autor_email" => "thalita.silva@aluno.uepb."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73133
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 557
    "inscrito_id" => 1405
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA LICENCIATURA DA UEPB"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RECORTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NO QUAL TIVEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL A REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DE COMO ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEPB COMPREENDEM E UTILIZAM A LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA DESCREVER E ESTRUTURAR CONCEITOS DE FÍSICA, NO ÂMBITO DA ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E COMO OS MATERIAIS INSTRUCIONAIS UTILIZADOS NOS COMPONENTES CURRICULARES INFLUENCIAM NESSA COMPREENSÃO E AS IMPLICAÇÕES DESSES FATORES, NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS POR PARTE DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, VISAMOS TANTO À UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA, COMO NA COMPREENSÃO DO PAPEL DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO, DESCRIÇÃO E ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS FÍSICOS EXPLORATÓRIO SOBRE AS VISÕES APRESENTADAS NA TEORIA. ASSIM, BUSCAMOS ANALISAR COMO OS LIVROS APRESENTAM OS CONCEITOS DE DESLOCAMENTO, VELOCIDADE E ACELERAÇÃO EM MOVIMENTOS UNIDIMENSIONAL E BIDIMENSIONAL E COMO ISSO PODE INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DOS ESTUDOS FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, DESENVOLVENDO UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E UMA ANÁLISE DOCUMENTAL (ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS). OS RESULTADOS DO ESTUDO NOS LEVARAM À CONCLUSÃO QUE ALGUNS ESTUDANTES CONSEGUEM DEMONSTRAR, ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS, A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE DESLOCAMENTO, VELOCIDADE E ACELERAÇÃO, CONCEITOS BÁSICOS PARA O ESTUDO DA MECÂNICA CLÁSSICA, NO ENTANTO ALGUNS APRESENTAM DIFICULDADES SÉRIAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBIC, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, LIVRO DIDÁTICO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1405_23112020112731.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THALITA"
    "autor_email" => "thalita.silva@aluno.uepb."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO É UM RECORTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NO QUAL TIVEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL A REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DE COMO ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEPB COMPREENDEM E UTILIZAM A LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA DESCREVER E ESTRUTURAR CONCEITOS DE FÍSICA, NO ÂMBITO DA ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E COMO OS MATERIAIS INSTRUCIONAIS UTILIZADOS NOS COMPONENTES CURRICULARES INFLUENCIAM NESSA COMPREENSÃO E AS IMPLICAÇÕES DESSES FATORES, NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS POR PARTE DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, VISAMOS TANTO À UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA, COMO NA COMPREENSÃO DO PAPEL DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO, DESCRIÇÃO E ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS FÍSICOS EXPLORATÓRIO SOBRE AS VISÕES APRESENTADAS NA TEORIA. ASSIM, BUSCAMOS ANALISAR COMO OS LIVROS APRESENTAM OS CONCEITOS DE DESLOCAMENTO, VELOCIDADE E ACELERAÇÃO EM MOVIMENTOS UNIDIMENSIONAL E BIDIMENSIONAL E COMO ISSO PODE INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DOS ESTUDOS FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, DESENVOLVENDO UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E UMA ANÁLISE DOCUMENTAL (ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS). OS RESULTADOS DO ESTUDO NOS LEVARAM À CONCLUSÃO QUE ALGUNS ESTUDANTES CONSEGUEM DEMONSTRAR, ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS, A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE DESLOCAMENTO, VELOCIDADE E ACELERAÇÃO, CONCEITOS BÁSICOS PARA O ESTUDO DA MECÂNICA CLÁSSICA, NO ENTANTO ALGUNS APRESENTAM DIFICULDADES SÉRIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.