ESTE TRABALHO É UM RECORTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NO QUAL TIVEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL A REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DE COMO ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEPB COMPREENDEM E UTILIZAM A LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA DESCREVER E ESTRUTURAR CONCEITOS DE FÍSICA, NO ÂMBITO DA ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E COMO OS MATERIAIS INSTRUCIONAIS UTILIZADOS NOS COMPONENTES CURRICULARES INFLUENCIAM NESSA COMPREENSÃO E AS IMPLICAÇÕES DESSES FATORES, NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS POR PARTE DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, VISAMOS TANTO À UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA, COMO NA COMPREENSÃO DO PAPEL DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO, DESCRIÇÃO E ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS FÍSICOS EXPLORATÓRIO SOBRE AS VISÕES APRESENTADAS NA TEORIA. ASSIM, BUSCAMOS ANALISAR COMO OS LIVROS APRESENTAM OS CONCEITOS DE DESLOCAMENTO, VELOCIDADE E ACELERAÇÃO EM MOVIMENTOS UNIDIMENSIONAL E BIDIMENSIONAL E COMO ISSO PODE INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DOS ESTUDOS FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, DESENVOLVENDO UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E UMA ANÁLISE DOCUMENTAL (ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS). OS RESULTADOS DO ESTUDO NOS LEVARAM À CONCLUSÃO QUE ALGUNS ESTUDANTES CONSEGUEM DEMONSTRAR, ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS, A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE DESLOCAMENTO, VELOCIDADE E ACELERAÇÃO, CONCEITOS BÁSICOS PARA O ESTUDO DA MECÂNICA CLÁSSICA, NO ENTANTO ALGUNS APRESENTAM DIFICULDADES SÉRIAS.