O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS É UMA REALIDADE EM NOSSOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO AMAZONAS. NOSSO MAIOR OBJETIVO É FAZER COM QUE ESTE CAMPO DO CONHECIMENTO SEJA AMPLIADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II, PARA ISSO É NECESSÁRIO OPORTUNIZAR EXPERIÊNCIAS DIFERENCIADAS AOS FUTUROS PROFESSORES. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO TEM O INTUITO DE APRESENTAR POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS. UTILIZOU-SE DA PESQUISA DE CAMPO EM DOIS AMBIENTES PÚBLICOS DA CIDADE DE MANAUS, SENDO O BOSQUE DA CIÊNCIA E O MERCADO MUNICIPAL ADOLPHO LISBOA COM O OBJETIVO DE MAPEAR E APONTAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE VISEM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS. OS RESULTADOS SUGEREM QUE AULAS PRÁTICAS PARA ALÉM DA SALA DE AULA PODEM APRESENTAR INÚMERAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.