Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 156
AVALIANDO A EXISTÊNCIA DE CEGUEIRA BOTÂNICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: CEGUEIRA BOTÂNICA, ENSINO MÉDIO, BOTÂNICA, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A BOTÂNICA É CONSIDERADA UM CONTEÚDO EM BIOLOGIA POUCO ATRATIVO PARA O ALUNO E A ESSE FATO É ATRIBUÍDO UM FENÔMENO DENOMINADO DE CEGUEIRA BOTÂNICA QUE CONSISTE DOS ALUNOS NÃO RECONHECEREM A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS, DIFERENTE DO QUE ACONTECE COM OS ANIMAIS. CONSIDERANDO ESSE FATO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI CONHECER EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO ESTES PERCEBEM AS PLANTAS E COM ISSO IDENTIFICAR SE HÁ CEGUEIRA BOTÂNICA. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NOS DIAS 22 A 27 DE SETEMBRO DE 2020 ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS, PELO O QUAL SE OBTEVE 31 RESPONDIDOS. COM OS RESULTADOS OBTIDOS CONSTATOU-SE QUE NÃO HÁ CEGUEIRA BOTÂNICA NOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO ESTUDO, ENTRETANTO IDENTIFICOU-SE FALTA DE CONHECIMENTOS EM PARTE DOS ALUNOS SOBRE ALGUNS ASSUNTOS IMPORTANTES DE BOTÂNICA. RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE BOTÂNICA NUMA PERSPECTIVA VALORATIVA E DE PERTENCIMENTO DO INDIVÍDUO AO MEIO NATURAL ONDE ESTÁ INSERIDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.