O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA INVESTIGAR COMO AS TECNOLOGIAS, A PARTIR DA MEDIAÇÃO DOCENTE, PODEM FACILITAR O APRENDIZADO, COLABORANDO PARA O LETRAMENTO DIGITAL DO ALUNO E NA CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. A PESQUISA, CARACTERIZADA COMO UMA PESQUISA-AÇÃO, SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. OS SUJEITOS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO SÃO 15 ALUNOS DE UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ORIUNDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO INTERIOR DA PARAÍBA. PARA APLICAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO, ELABOROU-SE UMA PROPOSTA DIDÁTICA, QUE CONSISTIA EM UM TRABALHO DE PESQUISA NA INTERNET PARA OS ALUNOS, TENDO COMO TEMA A SER EXPLORADO O CORONAVÍRUS. A PROPOSTA UTILIZOU O APLICATIVO WHATSAPP COMO MEIO DE ENVIO DE ATIVIDADES AOS ALUNOS. A PESQUISA FOI APLICADA NO MÊS DE JULHO DE 2020, ÉPOCA EM QUE O ENSINO REMOTO FOI UMA REALIDADE VIVENCIADA NO PAÍS. O ESTUDO REVELOU QUE O USO DA INTERNET E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR PODEM TRAZER BENEFÍCIOS SIGNIFICATIVOS PARA O ALUNO, UMA VEZ QUE O PLANEJAMENTO DIDÁTICO APROPRIADO NO USO DESSA FERRAMENTA É UM CAMINHO NORTEADOR PARA A NAVEGAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS.