Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LETRAMENTO DIGITAL, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO REMOTO, PROPOSTA DIDÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73095
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 508
    "inscrito_id" => 465
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA INVESTIGAR COMO AS TECNOLOGIAS, A PARTIR DA MEDIAÇÃO DOCENTE, PODEM FACILITAR O APRENDIZADO, COLABORANDO PARA O LETRAMENTO DIGITAL DO ALUNO E NA CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. A PESQUISA, CARACTERIZADA COMO UMA PESQUISA-AÇÃO, SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. OS SUJEITOS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO SÃO 15 ALUNOS DE UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ORIUNDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO INTERIOR DA PARAÍBA. PARA APLICAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO, ELABOROU-SE UMA PROPOSTA DIDÁTICA, QUE CONSISTIA EM UM TRABALHO DE PESQUISA NA INTERNET PARA OS ALUNOS, TENDO COMO TEMA A SER EXPLORADO O CORONAVÍRUS. A PROPOSTA UTILIZOU O APLICATIVO WHATSAPP COMO MEIO DE ENVIO DE ATIVIDADES AOS ALUNOS. A PESQUISA FOI APLICADA NO MÊS DE JULHO DE 2020, ÉPOCA EM QUE O ENSINO REMOTO FOI UMA REALIDADE VIVENCIADA NO PAÍS. O ESTUDO REVELOU QUE O USO DA INTERNET E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR PODEM TRAZER BENEFÍCIOS SIGNIFICATIVOS PARA O ALUNO, UMA VEZ QUE O PLANEJAMENTO DIDÁTICO APROPRIADO NO USO DESSA FERRAMENTA É UM CAMINHO NORTEADOR PARA A NAVEGAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO REMOTO, PROPOSTA DIDÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA24_ID465_20112020102209.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA MARTINS DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA MARTINS"
    "autor_email" => "fabiana--17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73095
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 508
    "inscrito_id" => 465
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA INVESTIGAR COMO AS TECNOLOGIAS, A PARTIR DA MEDIAÇÃO DOCENTE, PODEM FACILITAR O APRENDIZADO, COLABORANDO PARA O LETRAMENTO DIGITAL DO ALUNO E NA CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. A PESQUISA, CARACTERIZADA COMO UMA PESQUISA-AÇÃO, SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. OS SUJEITOS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO SÃO 15 ALUNOS DE UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ORIUNDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO INTERIOR DA PARAÍBA. PARA APLICAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO, ELABOROU-SE UMA PROPOSTA DIDÁTICA, QUE CONSISTIA EM UM TRABALHO DE PESQUISA NA INTERNET PARA OS ALUNOS, TENDO COMO TEMA A SER EXPLORADO O CORONAVÍRUS. A PROPOSTA UTILIZOU O APLICATIVO WHATSAPP COMO MEIO DE ENVIO DE ATIVIDADES AOS ALUNOS. A PESQUISA FOI APLICADA NO MÊS DE JULHO DE 2020, ÉPOCA EM QUE O ENSINO REMOTO FOI UMA REALIDADE VIVENCIADA NO PAÍS. O ESTUDO REVELOU QUE O USO DA INTERNET E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR PODEM TRAZER BENEFÍCIOS SIGNIFICATIVOS PARA O ALUNO, UMA VEZ QUE O PLANEJAMENTO DIDÁTICO APROPRIADO NO USO DESSA FERRAMENTA É UM CAMINHO NORTEADOR PARA A NAVEGAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO REMOTO, PROPOSTA DIDÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA24_ID465_20112020102209.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA MARTINS DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA MARTINS"
    "autor_email" => "fabiana--17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA INVESTIGAR COMO AS TECNOLOGIAS, A PARTIR DA MEDIAÇÃO DOCENTE, PODEM FACILITAR O APRENDIZADO, COLABORANDO PARA O LETRAMENTO DIGITAL DO ALUNO E NA CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. A PESQUISA, CARACTERIZADA COMO UMA PESQUISA-AÇÃO, SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. OS SUJEITOS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO SÃO 15 ALUNOS DE UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ORIUNDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO INTERIOR DA PARAÍBA. PARA APLICAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO, ELABOROU-SE UMA PROPOSTA DIDÁTICA, QUE CONSISTIA EM UM TRABALHO DE PESQUISA NA INTERNET PARA OS ALUNOS, TENDO COMO TEMA A SER EXPLORADO O CORONAVÍRUS. A PROPOSTA UTILIZOU O APLICATIVO WHATSAPP COMO MEIO DE ENVIO DE ATIVIDADES AOS ALUNOS. A PESQUISA FOI APLICADA NO MÊS DE JULHO DE 2020, ÉPOCA EM QUE O ENSINO REMOTO FOI UMA REALIDADE VIVENCIADA NO PAÍS. O ESTUDO REVELOU QUE O USO DA INTERNET E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR PODEM TRAZER BENEFÍCIOS SIGNIFICATIVOS PARA O ALUNO, UMA VEZ QUE O PLANEJAMENTO DIDÁTICO APROPRIADO NO USO DESSA FERRAMENTA É UM CAMINHO NORTEADOR PARA A NAVEGAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.