O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE A QUÍMICA PRESENTE NAS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS E SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO USO DESSAS SUBSTÂNCIAS, BEM COMO INVESTIGAR COMO ESSE TEMA ESTÁ SENDO CONTEXTUALIZADO NO ÂMBITO ESCOLAR E NO ENSINO DE QUÍMICA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM 30 ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA EM NOVA FLORESTA-PB, EM TRÊS ETAPAS: APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO REFERENTE ÀS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS PARA VERIFICAR O CONHECIMENTO QUÍMICO E SOCIAL DOS ALUNOS SOBRE ESSA TEMÁTICA; ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO; E DISCUSSÃO COM A TURMA SOBRE O USO DE DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS E SOBRE A IMPORTÂNCIA E COMO O TEMA ESTÁ SENDO NA ESCOLA E NAS AULAS DE QUÍMICA. AO ANALISAR O QUESTIONÁRIO PERCEBEU-SE UMA GRANDE DIFICULDADE POR PARTE DOS ALUNOS EM COMPREENDER ALGUNS ASPECTOS QUÍMICOS E DIFERENCIAR OS TIPOS DE DROGAS E OS GRUPOS FUNCIONAIS. OBSERVOU-SE A NECESSIDADE DE UM DIÁLOGO MAIS APROFUNDADO COM A TURMA, COM O INTUITO DE HAVER MUDANÇA NAS SUAS CONCEPÇÕES E AUXILIA-LOS A ENTENDER ALGUNS ASPECTOS QUÍMICOS. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE ESSA TEMÁTICA DEVE SER MAIS INSERIDA E DEBATIDA NA ESCOLA E, PRINCIPALMENTE, NAS AULAS DE QUÍMICA COM O INTUITO DE LEVAR UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ALERTAR AOS ADOLESCENTES OS PERIGOS E AS CONSEQUÊNCIAS QUE O CONSUMO INDEVIDO DE DROGAS PODE ACARRETAR.