NA ERA DA INFORMAÇÃO, EM QUE AS MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS PERMITEM O RÁPIDO ACESSO A INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS, A EDUCAÇÃO COM INSTRUÇÃO CONVENCIONAL BASEADA MERAMENTE NA TRANSMISSÃO DOS CONTEÚDOS ESTÁ DEFASADA. A SALA DE AULA INVERTIDA E A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM SÃO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO HÍBRIDO QUE COMBINAM O ENSINO ON-LINE COM O APRENDIZADO PRESENCIAL. O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR E DISCUTIR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE COMO PROPOSTA DE ENSINO DE BIOLOGIA, NA ÁREA DE BOTÂNICA, UTILIZANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS HÍBRIDAS. POR MEIO DE UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA DE ACOMPANHAMENTO E MEDIAÇÃO DOCENTE FOI POSSÍVEL APRESENTAR E DISCUTIR OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE BOTÂNICA SOBRE MORFOLOGIA VEGETAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO. A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES COMO PROTAGONISTAS FOI VERIFICADA, BEM COMO A INTERAÇÃO COLABORATIVA E O DINAMISMO NAS ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM.