O CONJUNTO DE TRANSFORMAÇÕES QUE ATINGE A SOCIEDADE CAPITALISTA A PARTIR DA DÉCADA DE 1970 APONTA PARA UM MODELO DE PRODUÇÃO MAIS FLEXÍVEL E DINÂMICO QUE, POR UM LADO, PERMITIU AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE ACUMULAÇÃO DO CAPITAL, E, POR OUTRO, FEZ SURGIR NOVAS E COMPLEXAS PROBLEMÁTICAS, A EXEMPLO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS RESULTANTES DA INTENSIFICAÇÃO DA RELAÇÃO (EXPLORATÓRIA) SOCIEDADE-NATUREZA. NESTE CONTEXTO, A ESCOLA E O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ASSUMEM PAPÉIS RELEVANTES NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DA REALIDADE MULTIDIMENSIONAL DA SOCIEDADE CAPITALISTA E DA CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DOS SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS. DIANTE DESTE ENTENDIMENTO, O OBJETIVO AQUI PROPOSTO CONSISTE EM DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E O PAPEL DA GEOGRAFIA NESTE PROCESSO.