O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA FOI APRESENTAR E DISCUTIR ALTERNATIVAS QUE PODEM TORNAR AS AULAS DE BIOLOGIA MAIS ATRATIVAS AOS EDUCANDOS, AULAS QUE DESPERTAM O INTERESSE E A CURIOSIDADE PELO MEIO CIENTÍFICO. O ENSINO DE BIOLOGIA É FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO EDUCANDO, JÁ QUE POSSIBILITA SUA FORMAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ. ESSA ÁREA É VASTA DE CONCEITOS E CONTEÚDOS O QUE MUITAS DAS VEZES PODE SER UM FATOR DIFICULTADOR DA APRENDIZAGEM. É MUITO COMUM QUE AS AULAS SEJAM MERAMENTE EXPOSITIVAS O QUE PODE DEIXAR OS EDUCANDOS DISPERSOS. ESSA SITUAÇÃO PODE SER MODIFICADA, ALTERNATIVAS PODEM SER INSERIDAS AO LONGOS DAS AULAS EXPOSITIVAS COM A FINALIDADE DE FACILITAR O APRENDIZADO E ESTIMULAR O INTERESSE DO ESTUDANTE. O ESTUDO FOI REALIZADO POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E TEM COMO TEÓRICO-METODOLÓGICO KRASILCHIH (2016), DIAS ET AL. (2020), SOUZA ET AL. (2016), SCHWANKE E CADEI (2014), ENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE EXISTEM DIVERSAS ALTERNATIVAS QUE PODEM SER INSERIDAS NAS AULAS DE BIOLOGIA, ATIVIDADES COMO AULA PRÁTICA, AULA DE CAMPOS SÃO FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM.