NO BRASIL, O TRANSPORTE DUTOVIÁRIO SURGIU NA DÉCADA DE 1950, TENDO BAIXA UTILIZAÇÃO EM COMPARAÇÃO AOS OUTROS MEIOS DE DESLOCAMENTO. SEGUNDO A AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTE TERRESTRES (ANTT) NO PAÍS, CERCA DE 60% DOS TRANSPORTES É REALIZADO POR RODOVIAS, 20% POR FERROVIAS, 13% POR HIDROVIAS E 4% POR DUTOVIAS. O TRANSPORTE DUTOVIÁRIO É AQUELE ONDE SE UTILIZA DUTOS E CANOS CILÍNDRICOS OCOS EM ESPÉCIES DE TUBULAÇÕES QUE FORMAM LINHAS CHAMADAS DE DUTOVIAS, QUE SÃO UTILIZADAS PARA O TRANSPORTE DOS PRODUTOS DE UM PONTO AO OUTRO. AS DUTOVIAS SÃO FORMADAS DE TRÊS ELEMENTOS: OS DEPÓSITOS, ONDE A CARGA É DEPOSITADA E RETIRADA, OS CANOS, POR ONDE O PRODUTO É ESCOADO, E AS JUNTAS QUE FAZEM A LIGAÇÃO ENTRE OS CANOS. OS PRINCIPAIS PRODUTOS QUE SE UTILIZAM DO TRANSPORTE DUTOVIÁRIO SÃO OS DE MATERIAIS FLUIDOS, COMO PETRÓLEO E DERIVADOS, GÁS NATURAL E ETANOL. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, IDENTIFICAR A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO MINERODUTO COMO TRANSPORTE DE MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO E MENOR IMPACTO AMBIENTAL. REALIZAMOS LEVANTAMENTO E REVISÃO BIBLIOGRAFICO EM ARTIGOS ACADÊMICOS, DISSERTAÇÕES, LIVROS E SITES. PARA A CONFECÇÃO DESTE TRABALHO, FOI UTILIZADO COMO PRINCIPAL FONTE DE DADOS, ARQUIVOS DO PROFESSOR DE MECÂNICA DAS ROCHAS. AO COMPARAR DADOS DE TRANSPORTE, O USO DOS MINERODUTO É MAIS RENTÁVEL PARA A ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO PAIS. CONTRIBUNDO COM A REDUÇÃO DOS CUSTOS LOGITICOS E REDUÇÃO DE DANOS SOCIOAMBIENTAIS.