ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOS LEITORES NAS AULAS DE LITERATURA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7260 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1345 "inscrito_id" => 5323 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOS LEITORES NAS AULAS DE LITERATURA" "resumo" => "O presente artigo irá discorrer acerca das aulas de literatura no Ensino Médio com base na vivência ocorrida durante o Estágio Supervisionado III em uma escola da rede pública estadual da cidade Campina Grande, Paraíba, que ocorreu no período de 16 de abril a 11 de junho de 2014. O objetivo principal deste trabalho é refletir criticamente sobre o processo de ensino/aprendizagem nas aulas de literatura, enfocando, principalmente, a formação leitora dos educandos, uma das notórias preocupações, atualmente, no sistema educacional, considerando-se que uma das mais relevantes funções da escola é formar leitores proficientes, que além de decodificar compreendam o que leem. Este artigo ainda visará assinalar a importância da vivência escolar, através do estágio, para os graduandos em letras e futuros profissionais de licenciatura de língua portuguesa, especificamente, já que, estando, ao mesmo tempo, em contato com as discussões teóricas no ambiente acadêmico e com o contexto efetivo da profissão na escola poderão fazer um paralelo entre as teorias estudadas e a realidade escolar, enriquecendo, então, sua formação. Essas reflexões serão feitas à luz dos preceitos estabelecidos por teóricos da área como: Pennac (1993), Guimarães (2012), Zilberman (2009), entre outros, os quais apontam em seus trabalhos novas perspectivas do que vem a ser a leitura, o leitor e de como deve se portar o professor diante desta nova realidade que emerge, são dispostos por estes pesquisadores sugestões do que poderia vir a contribuir no melhoramento da atividade docente do professor de literatura, através de métodos que auxiliariam num mais eficaz processo de formação dos alunos/leitores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LITERATURA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_17_55_08_idinscrito_5323_39b65a3751626d95ddff29e12ca189eb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARIA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUZA" "autor_email" => "souza.fmsantos@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7260 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1345 "inscrito_id" => 5323 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOS LEITORES NAS AULAS DE LITERATURA" "resumo" => "O presente artigo irá discorrer acerca das aulas de literatura no Ensino Médio com base na vivência ocorrida durante o Estágio Supervisionado III em uma escola da rede pública estadual da cidade Campina Grande, Paraíba, que ocorreu no período de 16 de abril a 11 de junho de 2014. O objetivo principal deste trabalho é refletir criticamente sobre o processo de ensino/aprendizagem nas aulas de literatura, enfocando, principalmente, a formação leitora dos educandos, uma das notórias preocupações, atualmente, no sistema educacional, considerando-se que uma das mais relevantes funções da escola é formar leitores proficientes, que além de decodificar compreendam o que leem. Este artigo ainda visará assinalar a importância da vivência escolar, através do estágio, para os graduandos em letras e futuros profissionais de licenciatura de língua portuguesa, especificamente, já que, estando, ao mesmo tempo, em contato com as discussões teóricas no ambiente acadêmico e com o contexto efetivo da profissão na escola poderão fazer um paralelo entre as teorias estudadas e a realidade escolar, enriquecendo, então, sua formação. Essas reflexões serão feitas à luz dos preceitos estabelecidos por teóricos da área como: Pennac (1993), Guimarães (2012), Zilberman (2009), entre outros, os quais apontam em seus trabalhos novas perspectivas do que vem a ser a leitura, o leitor e de como deve se portar o professor diante desta nova realidade que emerge, são dispostos por estes pesquisadores sugestões do que poderia vir a contribuir no melhoramento da atividade docente do professor de literatura, através de métodos que auxiliariam num mais eficaz processo de formação dos alunos/leitores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LITERATURA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_17_55_08_idinscrito_5323_39b65a3751626d95ddff29e12ca189eb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARIA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUZA" "autor_email" => "souza.fmsantos@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }