A PRESENTE PESQUISA, DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, ABORDA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA ALUNOS SURDOS, ASSIM COMO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS PARA CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ÂMBITO DE ESCOLAS BILÍNGUES, ESPAÇO EDUCATIVO FORMADO POR ALUNOS SURDOS PERMITINDO QUE TODOS SE COMUNIQUEM ATRAVÉS DA LIBRAS E APRENDAM O PORTUGUÊS ESCRITO COMO SEGUNDA LÍNGUA. A PARTIR DESSA PERSPECTIVA, PRETENDE-SE APRESENTAR O CONTEXTO DE CRIAÇÃO DA ABORDAGEM BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO NO BRASIL, DA AQUISIÇÃO DA LIBRAS E DAS ESCOLAS BILÍNGUES PARA SURDOS. NO PRESENTE TRABALHO, INICIALMENTE, FOI REALIZADO UM BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS, DESDE A ANTIGUIDADE, TRANSCORRENDO SOBRE COMO O SURDO ERA VISTO E COMO SE DEU O INÍCIO DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. NO BRASIL, DESCREVE-SE A LEI QUE OFICIALIZA E REGULAMENTA A LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) E SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS BILÍNGUES, REVELANDO A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO AMBIENTE ESCOLAR, UMA VEZ QUE DESTACA O DESENVOLVIMENTO CRIANÇA SURDA A PARTIR DE SUA LÍNGUA NATURAL, A LIBRAS. NO TRANSCORRER DO TRABALHO, NO CONTEXTO DE CRIAÇÃO DA ABORDAGEM BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS, FALOU-SE DOS RESULTADOS DOS PROCESSOS EDUCATIVOS QUANDO EMBASADOS NO ORALISMO, COMUNICAÇÃO TOTAL E EDUCAÇÃO BILÍNGUE. COM RELAÇÃO À AQUISIÇÃO DA LIBRAS, LÍNGUA QUE FAVORECERÁ A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA SURDA, RELEVA-SE QUE ELA SEJA APRESENTADA O MAIS CEDO POSSÍVEL NO COTIDIANO DA CRIANÇA.