É DETERMINADO QUE AS ESCOLAS DEVEM OFERTAR A ADAPTAÇÃO CURRICULAR, TRAZENDO DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS ADEQUADOS AO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO (BRASIL, 2001). PARA ISSO, O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) É UMA ESTRATÉGIA QUE COLABORA NO DESENVOLVIMENTO E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR CONSIDERAR AS ESPECIFICIDADES DO ALUNO E A FORMA COM QUE ELE APRENDE, O QUE PODE SER ÚTIL NA INCLUSÃO, ESPECIALMENTE, DE ALUNOS COM TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS EFEITOS ACERCA DA APLICAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO EM ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ALÉM DE COMPREENDER ALGUMAS CONCEITUAÇÕES DO TEA E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA INCLUSÃO DESSES ALUNOS. PARA REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, FOI UTILIZADO O MÉTODO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, EM QUE FORAM UTILIZADOS ARTIGOS E LIVROS ENCONTRADOS EM PLATAFORMAS DIGITAIS NO ANO DE 2020, EM QUE FORAM USADOS TEXTOS NA ÍNTEGRA E COMENTÁRIOS ACERCA DELES. DIANTE DO ESTUDADO, PERCEBE-SE DIFICULDADES DESDE A ESTRUTURAÇÃO DAS ESCOLAS ATÉ A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E CRISTALIZAÇÃO DO ALUNO EM SUAS DEFICIÊNCIAS. ALÉM DISSO, PERCEBE-SE QUE O PEI ATUA COMO PROMOTOR DE POSSIBILIDADES E AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, PODENDO SER UMA FERRAMENTA QUE OFERECE SUPORTE ÀS NECESSIDADES DA CRIANÇA, HAJA VISTA QUE É CONSTRUÍDO DE ACORDO COM SUAS DEMANDAS E EVOLUÇÕES. PORTANTO, É NECESSÁRIO QUE ELE SEJA APLICADO DE FORMA CORRETA E CONGRUENTE COM A REALIDADE DA CRIANÇA, SENDO ATUALIZADO DE MEDIANTE OS AVANÇOS DO ALUNO