Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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ENTRE A LUDICIDADE E A TRANSVERSALIDADE: RELATOS E PROPOSTAS DE EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Palavra-chaves: ENSINO DE E/LE, PROPOSTAS DIDÁTICAS, EXTENSÃO Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Brasil vem se expandindo cada vez mais, nos últimos anos, seja em termos jurídicos, políticos e públicos, contudo ainda vem enfrentando vários desafios no sentido de torná-lo efetivo e devidamente ampliado e inclusivo por questões ligadas à apatia nos investimentos, pela formação ainda formação deficitária de alguns profissionais dentre outras questões. Neste sentido, urgem quaisquer propostas que tentem preencher lacunas quanto à atuação, formação ou execução do E/LE. Daí advém o objetivo de nosso trabalho, isto é, propor e relatar experiências enquanto propositor e coordenador de projetos de extensão universitária, realizados entre 2011 e 2014, em escolas públicas, cujas propostas se voltaram, nos dois primeiros anos, ao Ensino Médio, numa perspectiva de trabalho reflexivo com a compreensão leitora e com discussão sobre valores cidadãos baseados nos Temas Transversais (Pluralidade Cultural, Ética, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, e Trabalho e Consumo), e nos dois anos seguintes, ao Ensino Fundamental, buscando priorizar o primeiro contato com a língua espanhola entre crianças de 10 a 12 anos, fundamentando-nos no trabalho com o lúdico e em obras literárias e mediante temas geradores ajustados à faixa etária dos alunos e que se propunham a estimulá-los na aquisição e/ou aperfeiçoamento de conhecimentos linguísticos, culturais e de valores humanos. Nossa base teórica inclui autores que discutem a importância e viabilidade de trabalho com os Temas Transversais, a perspectiva da interdisciplinaridade, bem como formas de realização de trabalho com o lúdico e com o literário, além de aspectos relativos à Psicologia da Aprendizagem. Metodologicamente, realizaremos, após apresentação geral dos projetos, exposição de alguns princípios teóricos e, sobretudo, exporemos e sugeriremos possibilidades de como se trabalharem, na perspectiva de extensão, com atividades problematizadoras que busquem promover o ensino de espanhol como tentam estimular à cidadania tanto entre crianças em formação inicial como em jovens próximos da realidade universitária e da formação profissional. Acreditamos que, mediante os relatos e propostas práticas baseadas em projetos de extensão, poderemos contribuir para a expansão da extensão universitária, bem como estimular à realização de atividades semelhantes tanto entre professores formadores, como de educação básica e graduandos em Letras.

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