Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE A LUDICIDADE E A TRANSVERSALIDADE: RELATOS E PROPOSTAS DE EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Palavra-chaves: ENSINO DE E/LE, PROPOSTAS DIDÁTICAS, EXTENSÃO Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7229
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 3487
    "titulo" => "ENTRE A LUDICIDADE E A TRANSVERSALIDADE: RELATOS E PROPOSTAS DE EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Brasil vem se expandindo cada vez mais, nos últimos anos, seja em termos jurídicos, políticos e públicos, contudo ainda vem enfrentando vários desafios no sentido de torná-lo efetivo e devidamente ampliado e inclusivo por questões ligadas à apatia nos investimentos, pela formação ainda formação deficitária de alguns profissionais dentre outras questões. Neste sentido, urgem quaisquer propostas que tentem preencher lacunas quanto à atuação, formação ou execução do E/LE. Daí advém o objetivo de nosso trabalho, isto é, propor e relatar experiências enquanto propositor e coordenador de projetos de extensão universitária, realizados entre 2011 e 2014, em escolas públicas, cujas propostas se voltaram, nos dois primeiros anos, ao Ensino Médio, numa perspectiva de trabalho reflexivo com a compreensão leitora e com discussão sobre valores cidadãos baseados nos Temas Transversais (Pluralidade Cultural, Ética, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, e Trabalho e Consumo), e nos dois anos seguintes, ao Ensino Fundamental, buscando priorizar o primeiro contato com a língua espanhola entre crianças de 10 a 12 anos, fundamentando-nos no trabalho com o lúdico e em obras literárias e mediante temas geradores ajustados à faixa etária dos alunos e que se propunham a estimulá-los na aquisição e/ou aperfeiçoamento de conhecimentos linguísticos, culturais e de valores humanos. Nossa base teórica inclui autores que discutem a importância e viabilidade de trabalho com os Temas Transversais, a perspectiva da interdisciplinaridade, bem como formas de realização de trabalho com o lúdico e com o literário, além de aspectos relativos à Psicologia da Aprendizagem. Metodologicamente, realizaremos, após apresentação geral dos projetos, exposição de alguns princípios teóricos e, sobretudo, exporemos e sugeriremos possibilidades de como se trabalharem, na perspectiva de extensão, com atividades problematizadoras que busquem promover o ensino de espanhol como tentam estimular à cidadania tanto entre crianças em formação inicial como em jovens próximos da realidade universitária e da formação profissional. Acreditamos que, mediante os relatos e propostas práticas baseadas em projetos de extensão, poderemos contribuir para a expansão da extensão universitária, bem como estimular à realização de atividades semelhantes tanto entre professores formadores, como de educação básica e graduandos em Letras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE E/LE, PROPOSTAS DIDÁTICAS, EXTENSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_07_2014_00_24_26_idinscrito_3487_a9e3fe3668f47a97b1205b4e740467e3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIO CORDEIRO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO DANTAS"
    "autor_email" => "fabricio19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7229
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 3487
    "titulo" => "ENTRE A LUDICIDADE E A TRANSVERSALIDADE: RELATOS E PROPOSTAS DE EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Brasil vem se expandindo cada vez mais, nos últimos anos, seja em termos jurídicos, políticos e públicos, contudo ainda vem enfrentando vários desafios no sentido de torná-lo efetivo e devidamente ampliado e inclusivo por questões ligadas à apatia nos investimentos, pela formação ainda formação deficitária de alguns profissionais dentre outras questões. Neste sentido, urgem quaisquer propostas que tentem preencher lacunas quanto à atuação, formação ou execução do E/LE. Daí advém o objetivo de nosso trabalho, isto é, propor e relatar experiências enquanto propositor e coordenador de projetos de extensão universitária, realizados entre 2011 e 2014, em escolas públicas, cujas propostas se voltaram, nos dois primeiros anos, ao Ensino Médio, numa perspectiva de trabalho reflexivo com a compreensão leitora e com discussão sobre valores cidadãos baseados nos Temas Transversais (Pluralidade Cultural, Ética, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, e Trabalho e Consumo), e nos dois anos seguintes, ao Ensino Fundamental, buscando priorizar o primeiro contato com a língua espanhola entre crianças de 10 a 12 anos, fundamentando-nos no trabalho com o lúdico e em obras literárias e mediante temas geradores ajustados à faixa etária dos alunos e que se propunham a estimulá-los na aquisição e/ou aperfeiçoamento de conhecimentos linguísticos, culturais e de valores humanos. Nossa base teórica inclui autores que discutem a importância e viabilidade de trabalho com os Temas Transversais, a perspectiva da interdisciplinaridade, bem como formas de realização de trabalho com o lúdico e com o literário, além de aspectos relativos à Psicologia da Aprendizagem. Metodologicamente, realizaremos, após apresentação geral dos projetos, exposição de alguns princípios teóricos e, sobretudo, exporemos e sugeriremos possibilidades de como se trabalharem, na perspectiva de extensão, com atividades problematizadoras que busquem promover o ensino de espanhol como tentam estimular à cidadania tanto entre crianças em formação inicial como em jovens próximos da realidade universitária e da formação profissional. Acreditamos que, mediante os relatos e propostas práticas baseadas em projetos de extensão, poderemos contribuir para a expansão da extensão universitária, bem como estimular à realização de atividades semelhantes tanto entre professores formadores, como de educação básica e graduandos em Letras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE E/LE, PROPOSTAS DIDÁTICAS, EXTENSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_07_2014_00_24_26_idinscrito_3487_a9e3fe3668f47a97b1205b4e740467e3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIO CORDEIRO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO DANTAS"
    "autor_email" => "fabricio19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Brasil vem se expandindo cada vez mais, nos últimos anos, seja em termos jurídicos, políticos e públicos, contudo ainda vem enfrentando vários desafios no sentido de torná-lo efetivo e devidamente ampliado e inclusivo por questões ligadas à apatia nos investimentos, pela formação ainda formação deficitária de alguns profissionais dentre outras questões. Neste sentido, urgem quaisquer propostas que tentem preencher lacunas quanto à atuação, formação ou execução do E/LE. Daí advém o objetivo de nosso trabalho, isto é, propor e relatar experiências enquanto propositor e coordenador de projetos de extensão universitária, realizados entre 2011 e 2014, em escolas públicas, cujas propostas se voltaram, nos dois primeiros anos, ao Ensino Médio, numa perspectiva de trabalho reflexivo com a compreensão leitora e com discussão sobre valores cidadãos baseados nos Temas Transversais (Pluralidade Cultural, Ética, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, e Trabalho e Consumo), e nos dois anos seguintes, ao Ensino Fundamental, buscando priorizar o primeiro contato com a língua espanhola entre crianças de 10 a 12 anos, fundamentando-nos no trabalho com o lúdico e em obras literárias e mediante temas geradores ajustados à faixa etária dos alunos e que se propunham a estimulá-los na aquisição e/ou aperfeiçoamento de conhecimentos linguísticos, culturais e de valores humanos. Nossa base teórica inclui autores que discutem a importância e viabilidade de trabalho com os Temas Transversais, a perspectiva da interdisciplinaridade, bem como formas de realização de trabalho com o lúdico e com o literário, além de aspectos relativos à Psicologia da Aprendizagem. Metodologicamente, realizaremos, após apresentação geral dos projetos, exposição de alguns princípios teóricos e, sobretudo, exporemos e sugeriremos possibilidades de como se trabalharem, na perspectiva de extensão, com atividades problematizadoras que busquem promover o ensino de espanhol como tentam estimular à cidadania tanto entre crianças em formação inicial como em jovens próximos da realidade universitária e da formação profissional. Acreditamos que, mediante os relatos e propostas práticas baseadas em projetos de extensão, poderemos contribuir para a expansão da extensão universitária, bem como estimular à realização de atividades semelhantes tanto entre professores formadores, como de educação básica e graduandos em Letras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.