ENTRE A LUDICIDADE E A TRANSVERSALIDADE: RELATOS E PROPOSTAS DE EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7229 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 167 "inscrito_id" => 3487 "titulo" => "ENTRE A LUDICIDADE E A TRANSVERSALIDADE: RELATOS E PROPOSTAS DE EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Brasil vem se expandindo cada vez mais, nos últimos anos, seja em termos jurídicos, políticos e públicos, contudo ainda vem enfrentando vários desafios no sentido de torná-lo efetivo e devidamente ampliado e inclusivo por questões ligadas à apatia nos investimentos, pela formação ainda formação deficitária de alguns profissionais dentre outras questões. Neste sentido, urgem quaisquer propostas que tentem preencher lacunas quanto à atuação, formação ou execução do E/LE. Daí advém o objetivo de nosso trabalho, isto é, propor e relatar experiências enquanto propositor e coordenador de projetos de extensão universitária, realizados entre 2011 e 2014, em escolas públicas, cujas propostas se voltaram, nos dois primeiros anos, ao Ensino Médio, numa perspectiva de trabalho reflexivo com a compreensão leitora e com discussão sobre valores cidadãos baseados nos Temas Transversais (Pluralidade Cultural, Ética, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, e Trabalho e Consumo), e nos dois anos seguintes, ao Ensino Fundamental, buscando priorizar o primeiro contato com a língua espanhola entre crianças de 10 a 12 anos, fundamentando-nos no trabalho com o lúdico e em obras literárias e mediante temas geradores ajustados à faixa etária dos alunos e que se propunham a estimulá-los na aquisição e/ou aperfeiçoamento de conhecimentos linguísticos, culturais e de valores humanos. Nossa base teórica inclui autores que discutem a importância e viabilidade de trabalho com os Temas Transversais, a perspectiva da interdisciplinaridade, bem como formas de realização de trabalho com o lúdico e com o literário, além de aspectos relativos à Psicologia da Aprendizagem. Metodologicamente, realizaremos, após apresentação geral dos projetos, exposição de alguns princípios teóricos e, sobretudo, exporemos e sugeriremos possibilidades de como se trabalharem, na perspectiva de extensão, com atividades problematizadoras que busquem promover o ensino de espanhol como tentam estimular à cidadania tanto entre crianças em formação inicial como em jovens próximos da realidade universitária e da formação profissional. Acreditamos que, mediante os relatos e propostas práticas baseadas em projetos de extensão, poderemos contribuir para a expansão da extensão universitária, bem como estimular à realização de atividades semelhantes tanto entre professores formadores, como de educação básica e graduandos em Letras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE E/LE, PROPOSTAS DIDÁTICAS, EXTENSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_07_2014_00_24_26_idinscrito_3487_a9e3fe3668f47a97b1205b4e740467e3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO CORDEIRO DANTAS" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO DANTAS" "autor_email" => "fabricio19@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7229 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 167 "inscrito_id" => 3487 "titulo" => "ENTRE A LUDICIDADE E A TRANSVERSALIDADE: RELATOS E PROPOSTAS DE EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Brasil vem se expandindo cada vez mais, nos últimos anos, seja em termos jurídicos, políticos e públicos, contudo ainda vem enfrentando vários desafios no sentido de torná-lo efetivo e devidamente ampliado e inclusivo por questões ligadas à apatia nos investimentos, pela formação ainda formação deficitária de alguns profissionais dentre outras questões. Neste sentido, urgem quaisquer propostas que tentem preencher lacunas quanto à atuação, formação ou execução do E/LE. Daí advém o objetivo de nosso trabalho, isto é, propor e relatar experiências enquanto propositor e coordenador de projetos de extensão universitária, realizados entre 2011 e 2014, em escolas públicas, cujas propostas se voltaram, nos dois primeiros anos, ao Ensino Médio, numa perspectiva de trabalho reflexivo com a compreensão leitora e com discussão sobre valores cidadãos baseados nos Temas Transversais (Pluralidade Cultural, Ética, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, e Trabalho e Consumo), e nos dois anos seguintes, ao Ensino Fundamental, buscando priorizar o primeiro contato com a língua espanhola entre crianças de 10 a 12 anos, fundamentando-nos no trabalho com o lúdico e em obras literárias e mediante temas geradores ajustados à faixa etária dos alunos e que se propunham a estimulá-los na aquisição e/ou aperfeiçoamento de conhecimentos linguísticos, culturais e de valores humanos. Nossa base teórica inclui autores que discutem a importância e viabilidade de trabalho com os Temas Transversais, a perspectiva da interdisciplinaridade, bem como formas de realização de trabalho com o lúdico e com o literário, além de aspectos relativos à Psicologia da Aprendizagem. Metodologicamente, realizaremos, após apresentação geral dos projetos, exposição de alguns princípios teóricos e, sobretudo, exporemos e sugeriremos possibilidades de como se trabalharem, na perspectiva de extensão, com atividades problematizadoras que busquem promover o ensino de espanhol como tentam estimular à cidadania tanto entre crianças em formação inicial como em jovens próximos da realidade universitária e da formação profissional. Acreditamos que, mediante os relatos e propostas práticas baseadas em projetos de extensão, poderemos contribuir para a expansão da extensão universitária, bem como estimular à realização de atividades semelhantes tanto entre professores formadores, como de educação básica e graduandos em Letras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE E/LE, PROPOSTAS DIDÁTICAS, EXTENSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_07_2014_00_24_26_idinscrito_3487_a9e3fe3668f47a97b1205b4e740467e3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO CORDEIRO DANTAS" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO DANTAS" "autor_email" => "fabricio19@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }