UMA AVALIAÇÃO FUNDAMENTADA DO LIVRO-DIDÁTICO: "CIÊNCIAS NATURAIS: APRENDENDO COM O COTIDIANO." DO EDUARDO LEITE DO CANTO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8012 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 530 "inscrito_id" => 752 "titulo" => "UMA AVALIAÇÃO FUNDAMENTADA DO LIVRO-DIDÁTICO: "CIÊNCIAS NATURAIS: APRENDENDO COM O COTIDIANO." DO EDUARDO LEITE DO CANTO" "resumo" => "Os livros didáticos são muito utilizados no sistema educacional brasileiro, tanto na rede pública como na privada em praticamente todas as escolas. Ele é um recurso importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, distribuído nas salas de aula a partir da segunda metade do século XX para todos os educandos da rede pública. Na sala de aula o livro-didático é utilizado como fonte de pesquisa do professor e dos discentes apesar de hoje estarmos em uma sociedade globalizada onde as pessoas têm acesso fácil à informação principalmente pela internet. Apesar de estar presente nas salas de aulas alguns professores não utilizam o livro adotado e muitas vezes ele é deixado guardado em armários na sala dos professores; e os alunos já que percebem que o professor não utiliza o livro também deixam em casa e ainda dizem: “Pra que levar esse livro pesado, parece mais um ‘tijolo’ se o professor apenas copia textos enormes no quadro?” O livro didático assim como revistas, jornais e a própria internet devem ser utilizados na sala de aula como subsidio. O livro tem um importante papel no processo de ensino-aprendizagem; o professor é o mediador do conhecimento cientifico e é com o livro que ele compartilha esse conhecimento, mas o livro está servindo de “muletas” para o educador que muitas vezes se torna refém do livro-texto, ficando preso ao conteúdo apresentado tirando o livro da sua mão ele se encontra “perdido” na sala de aula.O professor é o mediador do processo de ensino-aprendizagem e deve utilizar o livro-didático como ferramenta pedagógica; o livro muitas vezes apesar da internet é a única fonte de pesquisa dos discentes que com um livro de má qualidade encontraram barreiras para a aprendizagem dos conceitos científicos. Com um bom livro-didático em mãos e uma boa prática pedagógica o professor os discentes poderão construir aprendizagens significativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PROFESSOR, LIVRO-DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_10_45_59_idinscrito_752_03097db2729b0363287d28d91bcc423e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ROBBYSLANDYO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROBBYSLANDYO" "autor_email" => "robbyn23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8012 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 530 "inscrito_id" => 752 "titulo" => "UMA AVALIAÇÃO FUNDAMENTADA DO LIVRO-DIDÁTICO: "CIÊNCIAS NATURAIS: APRENDENDO COM O COTIDIANO." DO EDUARDO LEITE DO CANTO" "resumo" => "Os livros didáticos são muito utilizados no sistema educacional brasileiro, tanto na rede pública como na privada em praticamente todas as escolas. Ele é um recurso importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, distribuído nas salas de aula a partir da segunda metade do século XX para todos os educandos da rede pública. Na sala de aula o livro-didático é utilizado como fonte de pesquisa do professor e dos discentes apesar de hoje estarmos em uma sociedade globalizada onde as pessoas têm acesso fácil à informação principalmente pela internet. Apesar de estar presente nas salas de aulas alguns professores não utilizam o livro adotado e muitas vezes ele é deixado guardado em armários na sala dos professores; e os alunos já que percebem que o professor não utiliza o livro também deixam em casa e ainda dizem: “Pra que levar esse livro pesado, parece mais um ‘tijolo’ se o professor apenas copia textos enormes no quadro?” O livro didático assim como revistas, jornais e a própria internet devem ser utilizados na sala de aula como subsidio. O livro tem um importante papel no processo de ensino-aprendizagem; o professor é o mediador do conhecimento cientifico e é com o livro que ele compartilha esse conhecimento, mas o livro está servindo de “muletas” para o educador que muitas vezes se torna refém do livro-texto, ficando preso ao conteúdo apresentado tirando o livro da sua mão ele se encontra “perdido” na sala de aula.O professor é o mediador do processo de ensino-aprendizagem e deve utilizar o livro-didático como ferramenta pedagógica; o livro muitas vezes apesar da internet é a única fonte de pesquisa dos discentes que com um livro de má qualidade encontraram barreiras para a aprendizagem dos conceitos científicos. Com um bom livro-didático em mãos e uma boa prática pedagógica o professor os discentes poderão construir aprendizagens significativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PROFESSOR, LIVRO-DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_10_45_59_idinscrito_752_03097db2729b0363287d28d91bcc423e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ROBBYSLANDYO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROBBYSLANDYO" "autor_email" => "robbyn23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }