NA ESFERA ACADÊMICA, A PRODUÇÃO TEXTUAL EXIGE DOS ALUNOS A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E SABERES CONSTITUTIVOS DE DETERMINADAS ÁREAS E, AO MESMO TEMPO, A INSERÇÃO EM DIVERSAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO. EM OUTRAS PALAVRAS, EM SEUS DOMÍNIOS DISCURSIVOS, OS SABERES CIENTÍFICOS, CULTURAIS, LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS E SOCIAIS DE DIVERSAS ÁREAS SE CONSTITUEM E SE MATERIALIZAM EM TEXTOS, E OS SUJEITOS PRECISAM SE APROPRIAR DOS SABERES E EXPLICAR A INSERÇÃO EM DETERMINADAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA E PELA ENUNCIAÇÃO. POR OUTRO LADO, O LETRAMENTO ACADÊMICO NÃO CONSTITUI UMA PRÁTICA QUE OCORRE DE MODO HOMOGÊNEO, DIRETIVO OU UNÍVOCO E, NESSE ASPECTO, É FUNDAMENTAL OBSERVAR QUE A APROPRIAÇÃO DO LETRAMENTO ACADÊMICO OCORRE DE MODO GRADATIVO E ENVOLVE ASPECTOS CULTURAIS E ASPECTOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS, DIRETAMENTE RELACIONADOS À APROPRIAÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS E À INSERÇÃO DESSES ALUNOS EM NOVAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. TAL INSERÇÃO ENVOLVE, POR UM LADO, ASPECTOS REFERENCIAIS, IMPLICADOS NA FORMAÇÃO DE POSICIONAMENTOS DIANTE DOS SABERES DE DETERMINADA ÁREA, E, POR OUTRO LADO, PROCEDIMENTOS DE SINTAGMATIZAÇÃO, RELACIONADOS A PROCESSOS DE REORGANIZAÇÃO NA SUPERFÍCIE LINGUÍSTICO-TEXTUAL DOS GÊNEROS. NESTE ESTUDO, BUSCAMOS ANALISAR O PROCESSO DE LETRAMENTO ACADÊMICO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DE MECANISMOS DE SINGAMATIZAÇÃO, EM ESPECIAL, OS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL, NOS GÊNEROS TEXTUAIS “RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA” E “PROJETO DE PESQUISA” PRODUZIDOS POR ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO (UFRPE). ESSA PESQUISA FOI FUNDAMENTADA NA CONCEPÇÃO DE LETRAMENTO COMO UM CONJUNTO DE PRÁTICAS SOCIAIS E CONHECIMENTOS QUE ENVOLVEM A LEITURA E A ESCRITA (SOARES, 2009) E NAS NOÇÕES DE OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO MANIFESTAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS, DE CLASSIFICAÇÃO ABERTA (MARCUSCHI, 2008) E NOS APONTAMENTOS DE ANTUNES (2005) SOBRE A COESÃO TEXTUAL, BUSCANDO COMPREENDER O PROCESSO DE LETRAMENTO ACADÊMICO POR QUE PASSAM ESSES ALUNOS. OS TEXTOS ANALISADO FORAM COLETADOS EM TRÊS MOMENTOS DISTINTOS: RELATÓRIOS DE VISITA TÉCNICA PRODUZIDOS NO PRIMEIRO E NO QUINTO PERÍODO E OS PROJETOS DE PESQUISA PRODUZIDOS POR ESSES MESMO ALUNOS NO OITAVO PERÍODO. AS ANÁLISES DOS DADOS MOSTRAM QUE AS VIVÊNCIAS E O CONTATO DOS ALUNOS COM PESQUISAS E TEORIAS PRÓPRIAS DE ÁREAS DA ENGENHARIA CIVIL TÊM DESDOBRAMENTOS NAS PRODUÇÕES TEXTOS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO À CONSTRUÇÃO DA COESÃO TEXTUAL. CONFORME OS ALUNOS VÃO AVANÇANDO NOS PERÍODOS DO CURSO, OBSERVA-SE UMA APROPRIAÇÃO DE MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL E DA ESCRITA ACADÊMICA.